Distribuição

Retalho negativo em Maio

Por a 1 de Julho de 2009 as 2:00

retalho1.jpg

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Maio, as vendas no comércio a retalho deflacionadas e corrigidas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, diminuíram 2,3% em termos homólogos (-1,5% em Abril).

O decréscimo do índice agregado reflecte os efeitos das variações negativas em ambos os agrupamentos considerados. O agrupamento de produtos alimentares apresentou uma taxa de variação de -0,3% (1,6% no mês anterior), enquanto o agrupamento de comércio de produtos não alimentares registou uma variação de -4%, idêntica à observada em Abril.

A variação mensal das vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, situou-se em -1,1% (3,9% em Abril).

Segundo o INE, o comércio de produtos alimentares apresentou uma variação de -1,5% (4% em Abril), enquanto o comércio de produtos não alimentares registou uma variação de -0,7% (3,9% no mês anterior).

A variação média do índice agregado nos últimos doze meses foi de -1,6%, inferior em 0,3 p.p. à variação observada em Abril.

Já no que diz respeito ao emprego no comércio a retalho, o INE informa que, em Maio de 2009, quando comparado com o mês homólogo, diminuiu 1,3%, taxa inferior em 0,4 p.p. à observada no mês anterior.

O emprego no comércio de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga de 2,9% (2,3% no mês anterior), enquanto no comércio de produtos não alimentares esta variação foi de -4,5% (-4,7% em Abril).

A variação mensal do emprego no comércio a retalho foi de 0,4% (0,1% em Maio de 2008) tendo, o agrupamento de produtos alimentares apresentado uma variação mensal de 1% (0,5% em Maio de 2008), enquanto o agrupamento de produtos não alimentares registou uma variação nula (-0,2% em Maio do ano anterior).

A variação média dos últimos doze meses situou-se em 0,7%, inferior em 0,3 p.p. à registada em Abril.

Em Maio, as remunerações brutas diminuíram 1,0% em termos homólogos (2,8% em Abril de 2009). A variação mensal do índice das remunerações foi de -2%, quando em Maio de 2008 tinha sido de 1,8%. A variação média dos últimos doze meses situou-se em 4,8%, inferior em 0,6 p.p. à variação registada em Abril.

Em Maio, face ao período homólogo do ano anterior, o volume de trabalho corrigido dos efeitos de calendário, registou uma variação de -1,8% (-3,1% no mês anterior).

O agrupamento de comércio de produtos alimentares registou uma variação homóloga de 1,6% (-1,2% no mês anterior), enquanto no comércio de produtos não alimentares a taxa de variação homóloga foi de -3,9% (-4,4% em Abril).

Finalmente, as horas trabalhadas no comércio a retalho, corrigidas dos efeitos de calendário, apresentaram uma variação mensal de 0,1% (-1,3% em Maio de 2008), indicando o INE que a taxa de variação média nos últimos doze meses foi de -0,6%, sendo inferior em 0,1 p.p. à registada variação registada no mês anterior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *