Distribuição

Metade dos novos consumidores de marcas próprias fidelizaram-se

Por a 18 de Junho de 2009 as 2:00

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De acordo com um estudo recente estudo da Nielsen para o mercado espanhol, as marcas da distribuição são as mais beneficiados pelos novos hábitos de consumo dos consumidores, tendo passando de uma quota de 33,3 (2008) para os actuais 35,7%.

Assim, seis em cada dez consumidores afirmam que, hoje em dia, adquirem produtos mais económicos, continuando a dúvida do sector em saber se estes novos hábitos continuarão depois de ultrapassada a crise.

A conclusão do estudo da Nielsen é que 50% dos consumidores que passaram para as marcas próprias não voltarão aos produtos de marca de fabricante.

“Cerca de 71% dos consumidores admitiram que modificaram os seus hábitos de compra”, assegurou recentemente José Luis García Fuentes, director-geral da Nielsen Espanha, durante a realização de uma jornadas de consumo em Barcelona.

“O crescimento da marca própria concentrou-se sobretudo durante o mês de Fevereiro”, salientou o responsável da consultora. Os dados da Nielsen mostram que, de Janeiro a Fevereiro, a quota dos produtos de marca própria cresceu de 33,5 para 35,6%, mais de dois pontos percentuais que coincidiram com a comunicação massiva da nova estratégia nos lineares da Mercadona (com a eliminação de 900 referências).

García Fuentes assegurou, igualmente, que as primeiras marcas não estão a sofrer com este crescimento de vendas de produtos de marcas de distribuidores, admitindo que são os terceiros e quartos produtos que notam maior quebra nas vendas.

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