Distribuição

Aquisição da Arcandor pela Metro cada vez mais provável

Por a 5 de Junho de 2009 as 2:00

karstadt.jpg

De acordo com o Planet Retail, o negócio entre o grupo Metro e a Arcandor parece ser cada vez mais provável, depois das possibilidades da Arcandor receber quaisquer ajudas governamentais se terem esfumado. O ministro da Economia alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, revelou recentemente na imprensa germânica que o “sector retalhista alemão possui espaço para a consolidação” e sugeriu à Arcandor considerar o negócio com a Metro.

O comissário europeu para a Indústria, Günther Verheugen, avançou que Bruxelas também excluiu qualquer ajuda à Arcandor, admitindo que “o caso seria examinado, caso a Alemanha aprovasse”. No entanto, fonte da Comissão Europeia referiu que “até há data, as conclusões preliminares indicam que a Arcandor já se encontrava em dificuldades antes de Julho de 2008”, significando isto que não poderá ser incluída nos mesmos critérios para o esquema de ajudas no valor de 115 mil milhões de euros definido pelas autoridades alemãs para auxiliar as empresas em dificuldades devido à crise económico-financeira global.

Embora esta posição da comissão seja um forte revés, o pedido apresentado pela Arcandor para uma garantia por parte do Governo alemão no valor de 650 milhões de euros irá manter-se. O pedido será analisado na próxima Segunda-feira por uma comissão, ficando com a responsabilidade de tomar a decisão final nesta matéria. Os accionistas terão de “assumir as responsabilidades” afirmou o ministro da Finanças, Peer Steinbrück, recentemente.

Entretanto o grupo Metro já divulgou os planos para uma possível aquisição, prevendo o encerramento de 40 das 206 lojas (30 Karstadt e 10 Galeria Kaufhof), significando isto o despedimento de aproximadamente 5.000 pessoas, embora 20 destas 40 lojas possam vir a ser transformadas em lojas de electrónica (Saturn) ou vendidas a outros retalhistas.

Thomas Unger, CFO do grupo Metro, disse à Welt online que “estamos certos que podemos assumir 60 das 90 lojas Karstadt”, avançando ainda que “estas poderão também ser convertidas em Galerias Kaufhof, de modo a dar a um vasto número de pessoas um futuro seguro”.

O CEO da Arcandor, Karl-Gerhard Eick, recusou até agora a proposta avançada pelo grupo Metro, avançando a imprensa alemã que o CEO da Metro, Eckhard Cordes, pretende reunir-se com a chanceler alemã Angela Merckel e o vice-chanceler, Frank-Walter Steinmeier, em breve.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *