Marcas próprias ganham cada vez mais adeptos em Espanha
As vendas de marcas de distribuição nos supermercados espanhóis alcançaram os 41% do total, durante os quatro primeiros meses do ano, enquanto que nos hipermercados esta cifra fica-se pelos 25%, devido à grande variedade que existe nestes estabelecimentos.
Vários relatórios, que analisam o impacto da crise no mercado do grande consumo, explicam que, devido à recessão, os consumidores compram mais produtos de marca de distribuição por serem 38% mais baratos.
Segmentando por produtos, os consumidores acreditam que o iogurte é o artigo de marca própria com melhor relação qualidade/preço, seguido das bolachas e massas, no lado oposto estão as bebidas alcoólicas e tinta para o cabelo.
Os gelados, com 57,7%, e as massas, com 51,5%, são os que mais cresceram nas vendas.
O aumento de consumo de marcas próprias deve-se, de acordo com Eva Vila, directora de marketing da IRI (Information Resources, Inc), ao facto dos consumidores acreditarem que a qualidade dos produtos dos fabricantes e das marcas próprias são similares.
A responsável indicou que um dos países mais afectados pela crise é Espanha, assim como Reino Unido, e que um dos factores que contribuíram para o aumento das vendas de marca própria passa pelo facto dos estabelecimentos terem reduzido os produtos de fabricante, dando primazia às suas marcas.
Apesar disso, acrescentou a especialista, os fabricantes espanhóis “ainda não reagiram” e o lançamento de novos produtos reduziu para metade.