Distribuição

Marcas próprias Mercadona reforçam quota no trimestre

Por a 13 de Maio de 2009 as 2:00

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Já são conhecidos os mais recentes resultados da polémica estratégia da Mercadona, que decidiu retirar em Outubro do ano passado cerca de mil referências, de um total de nove mil, entre marcas próprias e de fabricantes, dos lineares da sua cadeia de lojas.

Segundo dados da TNS, os produtos da empresa valenciana aumentaram a quota de mercado para 52% entre Fevereiro e Abril deste ano, mais quatro pontos face ao período homologo.

Enquanto as marcas próprias (Hacendado e Delyplus) ganham terreno, as de fabricantes perdem quase na mesma proporção. As primeiras já representam 27% do volume de vendas da Mercadona enquanto as marcas de fabricante valem 20%, segundo a mesma fonte. (Só estão incluídos na pesquisa as área alimentar e drogaria, excluindo os frescos e os perecíveis).

Ao longo destes três meses, a Mercadona aumentou em 6% o número de visitantes, cifra que representa mais 12 milhões de actos de compra.

Segundo a empresa, o aumento da vendas de produtos de marca própria deve-se ao facto de tanto os clientes novos como os já conquistados aumentarem a frequência de compra, impulso atribuído os baixos preços, cerca de 11% mais baratos.

Como a gasto médio por compra caiu (de 33 para 29 euros), com menos artigos por cesta, a empresa afirma que o objectivo é aumentar o número de clientes.

A análise por categorias revela que o consumo de alimentos e drogaria estancou, com excepção de leite, batidos e pratos cozinhados que registaram um ligeiro crescimento (1%).

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