Distribuição

Auchan investe 80 milhões em 2009

Por a 7 de Abril de 2009 as 2:00

auchan

O grupo Auchan pretende investir, globalmente, cerca de 80 milhões de euros durante o exercício de 2009. Durante a conferência de imprensa dos resultados referentes ao ano de 2008, o grupo anunciou um crescimento de 13,5% face a 2007, totalizando 1,298 mil milhões de euros, ou seja, mais 154 milhões de euros que no anterior exercício.

Eduardo Igrejas, presidente do grupo Auchan em Portugal, reconheceu que “2008 foi um ano muito dinâmico”, admitindo que “a partir do 2.º semestre sentiu-se uma desaceleração geral do consumo”.

Com um EBITDA de 78 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 9,4%, os responsáveis do grupo assentaram a boa performance da Auchan em Portugal “no bom posicionamento de preço, no desenvolvimento das marcas próprias, no forte desenvolvimento das vendas pela Internet, no lançamento do conceito óptica discount, nos frescos, no relançamento do conceito de proximidade com as lojas Pão de Açúcar e no desempenho dos postos de combustíveis”, entre outros.

Tendo criado 864 novos postos de trabalho durante 2008, o presidente da Auchan admitiu que no actual exercício o grupo pretende criar mais mil novos empregos, muito devido à novas aberturas que estão previstas para 2009: 5 novas lojas (2 hipermercados Jumbo e 3 supermercados Pão de Açúcar) e 5 novas gasolineiras.

Referindo que a pressão de preços se vai manter durante 2009, Igrejas revelou que “não é possível efectuar uma comparação entre o 1.º trimestre de 2009 e de 2008, uma vez que o fenómeno Páscoa [que em 2008 foi em Março e em 2009 é em Abril] tem um grande peso”. Admitindo que “sentimos um abrandamento no estilo de consumo, existindo uma contenção nos gastos”, o presidente do grupo salientou que existe uma “transferência para produtos de preços mais baixos”.

Questionado se é por isso que a insígnia Pão de Açúcar assume uma postura mais discount, Igrejas respondeu que “para ser discount não se precisa ser feio, porco e mau. Nós queremos dar uma visão de discount eficiente, oferecer os melhores produtos ao mais baixo preço possível”, salientando que “o Pão de Açúcar terá de ser uma forma agradável de se fazer compras”.

Se o assumir de uma postura discount poderá levar a uma maior aposta nas marcas próprias, Eduardo Igrejas referiu que “o que a Auchan pretende é proporcionar a melhor opção e a melhor relação preço/qualidade. A nossa actividade terá de ser de equilíbrio e tentamos responder ao que nos pedem”.

Assim, segundo o presidente do grupo Auchan em Portugal, “não obrigamos o cliente a comprar o que nós queremos vender. Não estamos aqui para ferir a produção”, admitindo mesmo que as marcas próprias não servirão para retirar espaço às marcas de fabricante. Isso é o que nos diferencia da nossa concorrência”.

Quanto à operação da Immochan, a actividade imobiliária do grupo duplicou o seu volume de negócios face a 2007, totalizando 10,6 milhões de euros, ascendendo o EBITDA a 6,7 milhões de euros, ou seja, um crescimento de 552% face ao ano anterior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *