Distribuição

2009 marca alteração das tendências de consumo

Por a 30 de Março de 2009 as 2:00

retalho

No último trimestre de 2008 houve alguma contenção no comportamento das famílias portuguesas, em relação aos produtos de “grande consumo”, ou seja nas “compras de supermercado” como vulgarmente são conhecidas. A informação recolhida pela TNS Worldpanel indica que o consumo reduziu em cerca de 2% no último trimestre de 2008, em comparação com o trimestre homólogo do ano anterior.

Torna-se ainda claro que há alguma deslocação do consumo alimentar “fora de casa”, para um consumo mais “dentro do lar”. Assim, os gastos com produtos alimentares comprados aumentaram, ao mesmo tempo que os gastos com produtos de limpeza caseira e higiene se reduziram.

Ainda assim, a quebra deste tipo de consumo em Portugal foi mesmo assim muito menos acentuada do que em Espanha ou em outros países europeus, onde se chegou a descidas superiores a 8%. Provavelmente porque, de alguma forma, as famílias portuguesas já viviam em ambiente de alguma contenção económica.

Nos dois primeiros meses de 2009 houve uma alteração das tendências de consumo, relativamente ao 4º trimestre de 2008.

Houve uma efectiva redução da frequência de compra, mas os gastos em produtos de “grande consumo” tiveram um crescimento de 3,4%. Este incremento não se deve ao aumento de preços, mas antes ao aumento efectivo das quantidades compradas. Comparando com o período homólogo de 2008, conclui-se que os preços comprados pelas famílias não sofreram alteração, ou seja, praticamente 0% de aumento. Mas os volumes comprados subiram cerca de 2,7%, indicando que foram compradas mais quantidades.

Ao mesmo tempo, o “Gasto por cada Acto de Compra” aumentou 8,5%, sinal evidente de um novo comportamento algo mais desafogado na realização das compras de “grande consumo”. Os produtos alimentares continuam a subir nas despesas familiares, provavelmente reflexo da continuidade de uma alimentação mais “dentro de casa” do que “fora de casa”. Com efeito, existem subidas acima da média no consumo de congelados e de charcutaria, entre outras categorias alimentares.

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