Distribuição

Produção acredita que estratégia de baixa de preços na distribuição é infrutífera

Por a 19 de Março de 2009 as 2:00

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Segundo a opinião de alguns players da indústria espanhola, a estratégia comercial que a distribuição moderna coloca em marcha, de fortes descontos de preços e de promoções para combater a quebra no consumo, está a revelar-se infrutífera, admitindo que “ninguém ganha com esta situação”.

À imprensa espanhola, vários fornecedores da distribuição moderna espanhola revelaram que, ao não aceitar a tradicional subida de preços no início do ano por parte dos fabricantes, os operadores provocaram uma reacção em cadeia noutros operadores do retalho e, sobretudo, um endurecimento nas negociações.

Segundo referiram alguns fabricantes à agência Efe, “esta situação de descida dos preços leva a que as empresas vendam mais unidades, mas facturem menos, pelo que admitem que é uma estratégia conhecida no sector como ‘soma zero'”.

“Se antes se podia crescer devido ao aumento do consumo, agora só existe a possibilidade de fazê-lo roubando quota de mercado a outros fabricantes”, indicaram fontes à Efe, salientando que esta circunstância “provocou uma situação de maior concorrência entre marcas e categoria de produtos”.

Actualmente, e depois do anuncio de uma nova estratégia por parte da Mercadona e aposta na sua marca própria, apareceram Carrefour e Eroski com fortes campanhas de desconto. Se no caso do retalhista francês os descontos chegam aos 25% em 10.000 produtos, já a Eroski celebra o 40.º aniversário oferecendo descontos até 40%.

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