Opinião

Investimentos Inteligentes para Tempos Exigentes

Por a 6 de Março de 2009 as 5:49

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Minimizar os efeitos da crise económica actual no desenvolvimento dos negócios encontra-se no topo das agendas dos decisores empresariais. Às margens reduzidas, baixas perspectivas de crescimento e concorrência elevada junta-se hoje um clima de défice de confiança e, com ele, o expectável efeito de redução do consumo.

O investimento estratégico em soluções de análise do negócio e de apoio à decisão, é sem dúvida uma das respostas a este ponto fundamental das agendas, uma vez que potencia as organizações a inovar, a diferenciarem-
-se e a crescerem.

Estas soluções analisam milhares de variáveis de negócio e transformam-nas em factos que minimizam os riscos de tomada de decisão, transportando os decisores para o mundo da previsão rigorosa sobre o que esperar do mercado. A vantagem competitiva deste conhecimento para a performance do negócio é inegável.

De facto, as soluções de Business Intelligence ao integrarem e cruzarem dados de referências de produtos, quantidades, sazonalidade, geografia e campanhas, entre muitas outras variáveis, permitem aos decisores identificar e definir quais os artigos certos, para os pontos de venda certos e no tempo certo. Ou seja, dá-lhes a capacidade de antecipar, com base no conhecimento do comportamento passado do consumidor, aquilo que, no futuro, esse mesmo consumidor terá mais probabilidade de procurar.

Com este tipo de soluções, os distribuidores conseguem analisar detalhadamente o cabaz de cada cliente, apurar afinidades e criar regras de associação entre artigos, de modo a promoverem as “vendas casadas” e a maximizarem o retorno das acções de marketing. A partir desta informação, podem desenhar planos de espaços mais eficientes, visualmente mais apelativos e de acordo com os níveis de stocks existentes, o que melhora efectivamente a experiência de compra do consumidor e potencia o aumento das vendas.

Também na área de optimização de preços, as soluções de Business Intelligence permitem às organizações ligadas ao consumo perceber a elasticidade do preço ao longo do ciclo de vida dos produtos, possibilitando dessa forma a definição do “preço óptimo” em todas as fases de venda – preço inicial, preço promocional e preço de desconto.

Estas vantagens para a gestão do negócio levaram a que o Business Intelligence deixasse progressivamente de pertencer aos departamentos de informática, para se tornar objecto das reuniões de direcção. Aplicado à grande distribuição, reveste-se ainda de maior importância pois estamos a lidar com milhões de referências e artigos, cada um com especificidades e consumidores diferentes, o que requer soluções que sejam capazes, no mais curto espaço de tempo, de fornecer dados rigorosos que acelerem os processos de decisão.

De facto, são os investimentos inteligentes que fazem a diferença em tempos exigentes. E vencer a crise pode e deve passar pela inovação.

Jorge Pinto, Director de Negócio para Novos Mercados do SAS Portugal

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