Distribuição

Amanhã no Jornal Hipersuper – Que futuro para as marcas?

Por a 12 de Fevereiro de 2009 as 2:00

hipersuper230.jpg

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número, destacamos o artigo com base no último relatório da IRI, “A Snapshot of Trends Shaping CPG and Retail Industries”, no qual são analisadas as mais recentes tendência relativamente às marcas de distribuição e marcas de fabricante.

A falta de confiança, devido à actual crise económico-financeira, espalhou-se dos EUA por todo o mundo, especialmente para a Europa. Nesta conjuntura difícil, o relatório da IRI revela que o interesse dos consumidores pelas marcas próprias da distribuição está em crescendo. Os fabricantes, por sua vez, respondem com novas estratégias de marketing e merchandising.

A edição 228 do Jornal Hipersuper vem acompanhada, também, da terceira edição do Coleccionável “Consumidor – Comportamentos&Atitudes”. Neste número, a APEME e a Augusto Mateus&Associados analisam o um novo segmento – os mais velhos – concluindo que existem oportunidades efectivas para desafiar os seniores a prolongarem o espírito activo de consumo, deixando a seguinte ideia: estarão os decisores políticos, culturais e económicos a criar condições para que os seniores habitem plenamente a sociedade de consumo?

No “Alimentar”, a TNS analisa o mercado do leite. De acordo com a consultora, o ano de 2008 foi marcado por dois factores: o aumento do preço do petróleo, bem como o incremento no consumo mundial, muito devido à procura asiática. Em Portugal e face a 2007, o exercício transacto registou uma subida de 14,3% no leite.

No “Não Alimentar”, analisamos o mercado de ar condicionado e refrigeração, mercado que apresenta como principais tendências a instalação cada vez mais eficientes nos consumos energéticos e menos agressivas para o ambiente.

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel sobre a (im)provável revisão das estratégias de aberturas anunciadas pelos mais diversos retalhista a actuar no mercado nacional, o Global Powers of Retailing 2009 e a inclusão de dois grupos portugueses entre os maiores retalhistas mundiais (Jerónimo Martins e Sonae Distribuição), a decisão da Mercadona retirar dos lineares da suas lojas, várias marcas de fabricante, as expectativas relativamente às primeiras medidas de Barack Obama, a “velha guerra” nas quotas das cervejas, e, por fim, uma primeira opinião sobre a Alimentaria Lisboa 2009.

hipersuper230_sup.jpg

A edição 230 do Jornal Hipersuper vem acompanhada do Suplemento “Sabor do Ano”. Conheça, em exclusivo e primeira mão, os vencedores desta iniciativa que vai já na segunda edição e que para 2010 promete um crescimento de 15%.

Além disso, referência ainda para mais uma iniciativa do Jornal Hipersuper, com a criação de um blog: www.anatomiadoconsumo.blogspot.com.

O objectivo desta iniciativa blogosférica não passa exclusivamente por criar, opinar, analisar e criticar o que acontece no sector do Grande Consumo nacional e internacional, estendendo-se os posts a assuntos que nos invadem através dos jornais, revistas, computadores, rádios e/ou TV.

Embora o www.anatomiadoconsumo.blogspot.com ainda se encontre numa fase inicial, não queremos privar ninguém de deixar o seu comentário ou possível post, esperando, em breve, ter mais convidados a colaborar no “Anatomia do Consumo”.

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *