Distribuição

TNS indica forte início do sector retalhista no Reino Unido

Por a 9 de Fevereiro de 2009 as 2:00

retalho3.jpg

Enquanto outros sectores do retalho se debatem com a contínua crise de confiança dos consumidores e uma consequente quebra no consumo, os últimos dados da TNS, para as 12 semanas terminadas a 25 de Janeiro deste ano, mostram que o retalho alimentar está em contra-ciclo no Reino Unido.

Assim, a consultora revela que o mercado do retalho alimentar cresceu 6,4% no período em análise, demonstrando que o consumidor continua a gerir o orçamento ao recorrer a retalhistas focado no valor, bem como a adquirir produtos menos premium, com o objectivo de manter uma cesta de compras sustentável.

Ao que indicam os dados da TNS para o mercado do Reino Unido, enquanto os consumidores estão a cortar em bens supérfluos, a consultora refere que as compras estão a ficar cada vez mais pequenas, especialmente no que diz respeito aos produtos perecíveis.

Apesar do clima incerto, os dados demonstram que os principais players do retalho mantêm performances positivas: Morrisons (+9,7%), Asda (+8,1%) e Aldi (+24,1%).
Quotas nas 12 semanas terminadas a 27/01/2008 vs 25/01/2009

  • Tesco 31,2% vs 30,7%
  • Asda 16,9% vs 17,2%
  • Sainsbury 16,3% vs 16,2%
  • Morrisons 11,6% vs 11,9%
  • Somerfield 3,6% vs 3,3%
  • Waitrose 3,9% vs 3,7%
  • Iceland 1,8% vs 2,0%
  • Netto 0,7% vs 0,7%
  • Aldi 2,6% vs 3,0%

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *