Distribuição

Códigos de barra mais eficientes

Por a 6 de Fevereiro de 2009 as 9:51

codigo.jpg

A GS1 e a CreativeSystems estão a desenvolver um projecto piloto para verificar a qualidade dos códigos de barras. A primeira fase do teste já terminou e contou com o apoio do grupo Auchan.

Durante as duas primeiras semanas do ano, o Jumbo de Alfragide, em conjunto com a GS1 e a CreativeSystems, levaram a cabo a primeira parte de um projecto piloto que visa verificar a conformidade técnica dos códigos de barra (tamanho, cor, etc), num investimento que rondou os 30 mil euros.

O objectivo é a garantir maior comodidade, melhor serviço e mais rapidez ao consumidor quando passa nas caixas registadoras. Para tal, durante as primeiras duas semanas de Janeiro, a loja recebeu uma equipa de 15 técnicos formados pela GS1 Portugal, que verificaram a qualidade e eficiência de um total de 65.000 referências de códigos de barras em todas as categorias (impressos e em circulação), incluindo produtos de peso/preço variável, como a carne, peixe, charcutaria, lacticínios.

Esta foi apenas a primeira parte do projecto, que tem três objectivos: avaliar os códigos de barras em circulação (recolha de dados directamente dos produtos no linear), avaliação da eficiência de códigos de barra nos pontos de venda (recolha de dados relativos à passagem dos códigos de barras nas caixas registadoras para verificar a eficiência de leitura dos códigos) e a utilização fraudulenta de códigos de barra, nomeadamente “códigos pirata”. A informação recolhida vai depois para uma base de dados.

A segunda fase do projecto passa por analisar toda a informação recolhida, nomeadamente a eficiência dos códigos de barra e cruzar dados. Esta fase irá durar sensivelmente até ao final do primeiro semestre.
A terceira e última etapa passa por contactar com os associados da GS1, e tendo em conta que 57% marcam presença nos hipermercados Auchan, relatando-lhes as inconformidades nos códigos de barra, para depois os regularizarem. Até ao final do ano, espera-se que 95% do trabalho esteja concluído.

A equipa de técnicos que actuou na loja foi integralmente formada pela GS1 Portugal e o equipamento e software de captura de códigos de barras foi desenvolvido pela CreativeSystems.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *