Distribuição

Aldi aumenta vendas britânicas em 25%

Por a 22 de Janeiro de 2009 as 2:00

Aldi em portugal

O retalhista discount alemão Aldi confirmou a sua posição como um dos operadores com melhor performance, apesar da actual conjuntura económica desfavorável, apresentando um aumento das vendas em cerca de 25% no ano fiscal 2008 no mercado do Reino Unido.

O retalhista alemão, que teve algumas dificuldades em entrar no mercado britânico nos anos 1990, salientou que a insígnia está num bom momento, beneficiando das maiores preocupações dos consumidores no que diz respeito aos respectivos orçamentos, trocando os habituais locais de compra pelo “hard discount”.

Paul Fley, managing director da Aldi UK, referiu ao Retail Week que “metade da nossa clientela provém de pessoas com orçamentos mais desafogados e de classes da sociedade mais altas”. O responsável da operação do retalhista alemão em terras de Sua Majestade admitiu que “existe, de facto, uma dificuldade eminente na concessão de crédito. Talvez essa situação tenha contribuído com alguma percentagem para o nosso aumento de vendas, mas teríamos tido esta performance com ou sem a actual conjuntura”.

As vendas totais do ano cresceram 24,8% para 2,15 mil milhões de libras (cerca de 2,4 mil milhões de euros) face ao ano anterior. Em Novembro, a quota de mercado, segundo dados da TNS, manteve-se nos 3%, contra os 2,6% em igual período do ano passado.

Foley admitiu que “o consumidor está a descobrir novas coisas, mas ao mesmo tempo é o estilo e qualidade da oferta que a torna mais atractiva”.

A Aldi aumentou o parque de lojas no Reino Unido em 10% ao longo do ano de 2008, passando de 416 para 457 lojas.

Jonathan Pritchard, analista da Oriel Securities, salientou que “esta e uma óptimo performance e quota de mercado, já que o sector não está a crescer a 25%”.

Já no mês de Dezembro, as vendas da Aldi no Reino Unido registaram uma subida de 22,2%, contrastando contra as descidas de 1,1% da Marks&Spencer ou da ligeira subida de 0,6% da Waitrose.

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