Distribuição

Amanhã no Jornal Hipersuper – Entrevista a José Luis Nueno e Futuros de Azeite

Por a 15 de Janeiro de 2009 as 2:00

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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper, a primeira de 2009 que muitos analistas apontam como um ano de dificuldades. Neste número, destacamos a entrevista a José Luís Nueno, especialista em distribuição e retailing. Ao Jornal Hipersuper, Nueno referiu que “os consumidores têm estado sobre stress há muitos anos” e que “o preço se tornou no elemento mais importante”. Assim, Nueno admite que o formato/conceito com mais probabilidades de sucesso no futuro será “uma loja discount, oferecendo proximidade, preço e simplicidade, bem como horário alargado, perecíveis e serviços”.

Destaque, também, para o artigo sobre os futuros no mercado de azeite. Comprar azeite agora para receber daqui a um ano, escapando às alterações de preço. É esta a proposta que o Mercado de Futuros de Azeite de Oliva (MFAO), com sede em Espanha, quer trazer para Portugal. António Martin Mesa, presidente da entidade, esteve à conversa com o Hipersuper e explicou como funciona e quais as mais-valias deste mercado.

A edição 228 do Jornal Hipersuper vem acompanhada, também, da segunda edição do Coleccionável “Consumidor – Comportamentos&Atitudes”. Neste número, a APEME e a Augusto Mateus&Associados analisam o poder das crianças nos consumos domésticos, concluindo que “as crianças actuais valorizam a comunicação das marcas e esperam vê-las com intensidade no ponto de venda”. Além disso, esta edição deixa no ar a seguinte questão: “Estará a distribuição Moderna à altura das expectativas e espírito dos seus mais jovens clientes, falando com eles ao longo de todo o ano e não apenas no Natal?”.

Ainda na “Distribuição”, damos a conhecer as novidades do Programa de Marketing e Inovação para a Distribuição e Retalho da Universidade Católica que começa já em Fevereiro.

No “Alimentar”, além do mercado de futuros do azeite, a TNS analisa o mercado das bolachas em Portugal, no qual o Lidl lidera com 38,7% de quota em volume, seguido dos hipers com 33,2%.

A entrevista a Ana Sousa, gestora da marca Gallo, encerra a secção. Nela, a responsável admite que “as exportações assumem um papel fundamental na estratégia de Gallo”.

No “Não Alimentar”, juntámos a análise ao mercado baby care e baby food. Sabendo que a taxa de natalidade condiciona este mercado, os players ouvidos pelo Jornal Hipersuper revelam-se optimistas.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Valor!!! Que Valor?”, de Alexandre Mota (Golden Assets); “Mobilidade geográfica: vantagens e desvantagens”, de Catarina Ramos Gouveia (Michael Page); “‘The big picture’ ou o impacto dos grandes formatos”, de Carlos Leitão (Sony Portugal), e “Expectativas – 2009”, de Pedro Nunes (Hays).

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel sobre o pacote de medidas anti-crise anunciado pelo Governo, a influência/responsabilidade dos media na crise, qual a maior preocupação para este ano, a proposta de “política comercial aberta” do comissário Joaquim Almunia, o processo de licenciamento do aumento da área de venda dos centros comerciais, e a “marca Portugal” não aproveitada pela Sogrape na promoção do Mateus Rosé em Espanha.

Boas leituras!

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