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Volvo apresenta D16 com 700cv

Por a 9 de Janeiro de 2009 as 2:00

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Aumentar a potência do motor, reduzir as emissões e manter o consumo de combustível no mesmo nível. Foram as instruções que os engenheiros da Volvo Trucks receberam na Primavera de 2006. Dispunham de três anos para desenvolver o camião mais potente do mundo sem comprometer os requisitos de emissões nem o consumo de combustível.

Com 700cv e 3150 Nm, o Volvo FH16 é o mais potente camião do mundo produzido comercialmente. O motor D16G baseia-se no anterior motor de 16 litros e 660cv do construtor sueco, tendo sido adicionados 40cv, para garantir que a Volvo Trucks é o primeiro fabricante de camiões a atingir a barreira dos 700cv.

Mas além dos 40cv extra de potência e de um binário mais elevado, o novo motor produz gases de escape mais limpos. As emissões de óxidos de azoto são 40% mais reduzidas do que no motor anterior. O novo motor de 16 litros está certificado para os requisitos da norma europeia Euro 5 relativa a emissões que entra em vigor a 1 de Outubro de 2009.

Apesar da potência elevada, o consumo de combustível mantém-se igual ao da geração de motores anterior, garante o construtor. Através de uma série de medidas, incluindo pistões com novo desenho, os engenheiros da Volvo optimizaram o processo de combustão, cumprindo as exigências de desempenho elevado conjugado com uma utilização eficiente do combustível, emissões baixas e durabilidade prolongada. Tanto a potência máxima como o binário máximo abrangem uma gama mais ampla de rotações, contribuindo para as excelentes características de condução. Agora, o motor inclui também um novo termóstato de óleo que tem um efeito positivo sobre o consumo de combustível.

Outra alteração importante nas duas variantes mais potentes do motor é o novo e maior sistema de pós-tratamento de gases de escape. Uma vez que o sistema pode processar um fluxo maior de gases de escape, a contra-pressão é reduzida e as perdas de potência são mínimas. Um sistema com maior capacidade equivale também a uma maior capacidade de limpeza. Tal como anteriormente, é utilizado o sistema SCR (Redução
Catalítica Selectiva), que trata de forma eficaz as emissões nocivas.

“Aumentar simplesmente a potência é uma coisa, mas fazê-lo sem aumentar as emissões nem o consumo de combustível é uma tarefa bem mais difícil”, afirma Henrik
Lindeberg, Chief Project Manager para o novo motor D16G.

Das principais especificações do Volvo D16G Euro 5, destaque para o motor diesel de 16 litros e 6 cilindros com turbocompressor e intercooler, com três níveis de potência potência: 700cv, 600cv ou 540cv. Com binários de 3150 Nm, 2800 Nm ou 2650 Nm, respectivamente, o intervalo de mudança do óleo situa-se nos 100.000 km ou anual.

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