FMCG Vinhos

Mais 40 hectares para vinho verde da Aveleda

Por a 24 de Dezembro de 2008 as 2:00

quinta-da-aveleda-210.jpgA Quinta da Aveleda, localizada perto de Penafiel, vai investir 400 mil euros na plantação de 40 hectares de vinha suplementares destinados ao desenvolvimento do vinho verde, revelou ao Diário Económico (DE) o presidente, António Guedes. Nesse novo espaço, ainda não seleccionado mas em todo o caso contíguo à propriedade actual, poderão utilizar-se máquinas para realizar a poda e as vindimas. O investimento, orçado em 10 mil euros por hectare, está agendado para 2009 e tem assegurado apoio financeiro, adiantou António Guedes ao DE.

Deste modo serão reforçados os mais de 140 hectares de vinha e os 85% de garrafas anuais já hoje consagrados a vinhos como Aveleda Fonte, Casal Garcia e Quinta da Aveleda.

Nos planos da empresa está também o aumento da produção anual do vinho Charamba, vinho de mesa do Douro, actualmente limitada a 50 mil caixas de 12 garrafas cada, e a sua conversão num produto mais premium, escreve o jornal. Por outro lado os queijos, comercializados na grande distribuição da região Norte, embora só representem 3% da facturação da empresa, têm conhecido crescimentos relevantes, diz o DE.

O presidente da Quinta da Aveleda adiantou ao diário que os meses de Outubro e Novembro permitiram recuperar as margens de lucro nas vendas para os EUA e Canadá. Recorde-se que a Aveleda exporta para África do Sul, Alemanha, América Central e do Sul, Angola, Austrália, Benelux, Brasil, Cabo Verde, Federação Russa, França e Norte da Europa, mercados que asseguram 52% do volume de vendas. Nesta matéria, o empresário assume a opção por mercados seguros, uma vez que os emergentes “não conhecem Portugal e os seus vinhos” e tornam “difícil criar uma imagem”.

A Quinta da Aveleda produz 14 milhões de garrafas por ano. O negócio, além da vinha própria e arrendada, recorre a uvas adquiridas anualmente a 2500 fornecedores, com os quais a firma mantém contratos de longa duração, explica o DE. O volume de vendas em 2008 deve chegar aos 30 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *