FMCG Marcas

Tunísia é segundo produtor mundial de azeite de oliva

Por a 19 de Dezembro de 2008 as 2:00

tunisia-210.jpgA Tunísia é já o segundo produtor mundial de azeite de oliva, e o segundo com mais área cultivada, indica o Instituto Espanhol de Comércio Exterior (ICEX). Entre 1960 e 2008, a produção triplicou mesmo, assegura o ICEX.

A justificar a liderança daquele país do norte de África, estão as 165 mil toneladas produzidas durante o último trimestre (apesar de só representarem 6% do total mundial).

Das 1700 fábricas de azeite espalhadas pelo país saem mais de 40 mil toneladas, sendo armazenadas outras 350 mil. O sector emprega na Tunísia 1 milhão de pessoas, 309 mil das quais em tarefas agrícolas, avança a mesma fonte.

O azeite de oliva representa 44% das exportações tunisinas, sendo que a média anual de 120 mil toneladas vendidas ao exterior compreende 70% do total produzido.

Os responsáveis pelo sector têm em vista, além do incremento das vendas externas, a reorganização das culturas tradicionais, a renovação das plantações e a generalização da irrigação. Tudo para estabilizar e melhorar a produtividade de um terço das terras férteis da Tunísia, lugar onde o investimento privado começa a ser uma realidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *