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SOS quer reforçar a exportação

Por a 19 de Dezembro de 2008 as 2:00

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A multinacional espanhola SOS pretende aproveitar os excedentes de produção para encontrar novos mercados para onde exportar, revelou o presidente da empresa, Jesus Salazar, citado pela agência noticiosa Europa Press.

“Em vez de lamentarmos que temos excedentes, há que buscar novos mercados”, precisou o responsável. Jesus Salazar confia que a estabilização dos preços das matérias-primas, o aumento da produção, a possibilidade de vender a preços competitivos, a maturidade dos mercados grego e italiano e o câmbio favorável euro/dólar facilitam o cumprimento desse desiderato.

“O mundo está preparado para consumir mais”, até aos 5 milhões de toneladas em 2020 ou 2023, rematou Jesus Salazar. Recorde-se que, na campanha 2007/2008, foram vendidas 645 mil toneladas de azeite a um total de 90 países, ao mesmo nível da campanha precedente.

A nível interno, a SOS aposta na “agressividade” da oferta para estimular as aquisições, de tal modo que a campanha 2008/2009 deve encerrar com um consumo doméstico de 590 mil toneladas, 10% superior ao verificado em 2007/2008. As marcas brancas não preocupam grandemente o grupo, que se defende com o crescimento da quota nos mercados maduros, e com a diversidade de países importadores dos seus produtos.

O Grupo SOS estima vir a produzir mais de 1.285.000 toneladas na actual campanha, mais 4% do que na transacta colheita, onde foram obtidas 50 mil toneladas.

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