Distribuição

Amanhã no Jornal Hipersuper – Quebras custam 1% da facturação

Por a 18 de Dezembro de 2008 as 2:00

hipersuper227.jpg

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper, a última deste atribulado ano de 2008. Neste número, destacamos o artigo refere ao 1.º Barómetro Nacional da Quebra Desconhecida no Retalho 2008, realizado pela PremiValor e patrocinado pela Gateway. O estudo conclui que os furtos no retalho representam cerca de 150 milhões de euros anualmente. Ou seja, 1,04% do volume de negócios das Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR).

Ainda na secção “Distribuição”, destaque para a tecnologia de impressão de etiquetas em Braille. A partir de Janeiro de 2009, algumas unidades de retalho em Portugal serão obrigadas a dotar-se desta tecnologia. A Fujitsu e a Unidade de Equipamentos Tiflotécnicos (UET) aliaram-se e criaram a Etiq Braille. Assim, uma loja que queira implantar esta tecnologia terá que desembolsar 3.500 euros.

Em “Alimentar”, entrevistamos a administradora da Imperial, Manuela Tavares de Sousa, que nos revelou que “o mercado externo vale 20% do negócio”. A responsável pela empresa refere ainda que, “apesar de Portugal ser um mercado de pequena dimensão e com um consumo per capita dos mais baixos da Europa, trata-se de um mercado bastante concorrencial onde estão presente as marcas multinacionais”.

Para a secção “Alimentar”, a TNS analisou o mercado do “Pão de forma” e concluiu que a tradição portuguesa mantém-se: pão tem de ser de padeiro. “Só assim se justifica o facto de somente 55,2% dos lares portugueses comprarem pelo menos uma vez pão de forma”.

Para terminar a secção “Alimentar”, entrevistámos Artur Moreira, director comercial da El Pozo. Num tempo em que a salubridade dos géneros alimentícios concita crescentes desconfianças, o principal responsável pela imagem e vendas da El Pozo Portugal revela que a empresa se prepara para ganhar a mais prestigiada certificação de qualidade alimentar, já no primeiro semestre de 2009.

No “Não Alimentar”, e com base num estudo levado a cabo pela Novadir Research, empresa do universo Marktest, encomendado pela Associação de Latas de Bebidas de Portugal e Espanha, conclui-se que a lata é a embalagem mais reciclada na Europa. Os consumidores atribuem-lhe, regra geral, características únicas: fácil transporte, rápida refrigeração e resistência. Apesar disso, as latas de bebidas tem um longo caminho a percorrer em Portugal.

Em “Tec&Log”, as novas exigências legislativas em matéria de segurança e qualidade alimentar dinamizaram o sector dos equipamentos para a indústria. Tecnologia é a palavra de ordem.

No campo das opiniões, a única desta edição do Jornal Hipersuper pertence a Miguel Moreira – “A crise e os recursos humanos” – da Hays Portugal.

No “Profissionalmente Pessoal”, o convidado é: José António Silva, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.

Aproveitamos, desde já, para informar que a redacção do Jornal Hipersuper irá de férias de 24 de Dezembro de 2008 a 6 de Janeiro de 2009.

Assim, o Jornal Hipersuper deseja a todos os seus leitores um Feliz Natal e um Excelente 2009.

Até para o ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *