FMCG Marcas

Biscoitos contaminados com melamina à venda na Alemanha

Por a 12 de Dezembro de 2008 as 2:00

Foi detectada melamina em biscoitos de Natal comercializados em Baden-Württemberg, no Sul da Alemanha. A presença desta substância no bicarbonato de amónio importado da China foi anunciada pelo Ministério da Protecção do Consumidor alemão.

A melamina, em concentrações baixas, foi encontrada no bicarbonato de amónio que é acrescentado ao «Lebkuchen», biscoito tradicional nas mesas alemãs.

O componente químico industrial é usado para fabricar plástico e foi adicionado ao leite por fábricas chinesas para aumentar ilegalmente o teor proteico do produto. O caso gerou um escândalo e afectou a exportação chinesa de produtos lácteos e derivados.

Em sete dos 28 testes realizados nos biscoitos, foram encontradas concentrações de melamina entre 200 e 470 miligramas por quilo, além de sulfatos, entre 76 e 240 miligramas, informou o ministério, em comunicado.

As autoridades alemãs ordenaram a retirada imediata dos produtos contaminados dos vários estabelecimentos comerciais. No entanto, apesar de as concentrações violarem as normas sanitárias, não constituem risco para a saúde. Mesmo no caso de crianças ingerirem até meio quilo dos biscoitos contaminados, não haveria risco para saúde, de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *