Feiras

Amanhã no Jornal Hipersuper – Entrevista a Javier Galiana, Director-geral da FIL

Por a 4 de Dezembro de 2008 as 2:00

hiper226.jpg

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper, uma edição especial, já que comemoramos o 18.º aniversário do título. Neste número, destacamos a entrevista a Javier Galiana, Director-geral da Feira Internacional de Lisboa (FIL). Responsável por colocar de pé a maior feira alimentar do País, em 1991, Javier Galiana regressa 17 anos depois para conferir, novamente, o seu cunho pessoal à Alimentaria Lisboa 2009.

Em edição de aniversário, marcamos a data com o arranque de uma nova parceria, desta feita com a APEME e Augusto Mateus&Associados, com a publicação mensal de um Coleccionável mensal com o título “Consumidor – Comportamentos&Atitudes”. Nele, esperamos contribuir com dados qualitativos e quantitativos sobre o que influencia o comportamento do consumidor na decisão de compra e respectivas atitudes no Ponto de Venda.

Na secção “Distribuição”, além do Coleccionável, trazemos as conclusões do último estudo apresentado pelo TNS Worldpanel. Numa altura em que somos “bombardeados” diariamente com notícias sobre a crise, os últimos dados da consultora revelam que os players da Distribuição Moderna, em Portugal, têm conseguido ultrapassar algumas adversidades, muito devido à aposta nas Marcas Próprias.

No rescaldo do recente seminário “Marketing 50+”, publicamos um artigo onde se explica de forma resumida como atingir um target cada vez mais importante e, com ele, criar oportunidades para marcas e empresas.

Em “Alimentar”, visitámos a Biofrade que, apesar do pouco apoio, se impôs no mercado e tem prosperado a um ritmo de 20% nos últimos anos à boleia da moda dos biológicos. Para 2009, a empresa liderada por Rui Gomes quer crescer 30% e que a exportação represente 25% do seu negócio. Expandir a área de produção e firmar parcerias com fabricantes internacionais tem sido a prioridade.

Ainda no “Alimentar”, a TNS analisa o mercado do Azeite. Parte importante da nossa cultura, uma das actividades mais rentáveis do Portugal Rural e considerada como a gordura alimentar mais saudável de todas, o azeite é parte integrante do consumo das famílias portuguesas.

Nos “Vinhos”, analisamos o mercado do Espumante e Champagne. Se existe época do ano que regista um aumento nas vendas destes néctares, a quadra natalícia, especialmente o fim-de-ano, aparecem no topo da lista. No mercado português nota-se, claramente, uma predisposição para o consumo do Espumante nacional, faltando saber se é por gosto ou crise.

Ainda nos “Vinhos” e na sequência das recentes acções da ViniPortugal na Índia, falámos com Paulo Amorim, vice-presidente da associação inteprofissional responsável pela promoção dos vinhos portugueses. Após várias acções, Paulo Amorim admite que os Vinhos Verdes e os Rosés são os néctares com perfil mais adequado ao mercado.

Em “Tec&Log”, falamos de Marcação e Etiquetagem. Apesar da perda desconhecida estar a cair, fornecedores e retalhistas apostam, cada vez mais, em marcar e etiquetar produtos para protegê-los desde a origem ao ponto de venda. As vantagens são claras, mas especialistas portugueses são unânimes: ainda há um longo caminho a percorrer.

O único artigo de opinião desta edição do Jornal Hipersuper é assinado por Catarina Ramos Gouveia (Michael Page): “Retalho: Perfis estratégicos para a manutenção do crescimento”.

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel sobre as alterações mais significativas registadas na Distribuição Moderna portuguesa nos últimos 18 anos. Como não podia deixar de ser, não nos limitamos ao passado, lançando, também, algumas questões relativamente ao futuro deste sector em Portugal, bem como além das fronteiras nacionais.

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *