Distribuição

Reino Unido reduz IVA

Por a 26 de Novembro de 2008 as 2:00

iva.jpg

*Em parceria com

O Governo britânico anunciou recentemente a intenção de reduzir a taxa de IVA em 2,5%, passando assim dos actuais 17,5 para 15%, para um período de mais de um ano, a contar já a partir do próximo dia 1 de Dezembro de 2008 até ao final de Dezembro de 2009.

Esta medida/redução temporária faz parte de pacote de 20 mil milhões de libras (cerca de 28,4 mil milhões de euros) anunciado pelo chanceler Alistair Darling no seu pré-orçamento, com o objectivo de estimular a economia britânica ao mesmo tempo que esta caminha para uma recessão.

De referir que esta redução não significará uma alteração substancial no preço médio de uma casta de compras, dado que os produtos alimentares estarem isentos de IVA, pretendendo o Governo aumentar a taxa sobre o álcool, tabaco combustíveis, com o objectivo de diminuir o efeito da redução do IVA.

Contudo, a oferta normal de produtos não alimentares, incluindo electrónica, têxtil e bricolage, beneficiarão destas alterações no IVA, caso os retalhistas decidam passar a redução para os clientes, em vez de suportá-la com margens.

Os retalhistas britânicos já deram as boas-vindas a esta medida, mas avisaram que a redução será dificilmente aplicada nos próximos dias, dada a necessidade de mudar etiquetas, de preço, efectuar updates nos programas informáticos, entre outros.

No entanto, alguns retalhistas argumentaram o ponto de vista negativo, referindo que esta medida administrativa veio ao mesmo tempo que as lojas estavam particularmente ocupadas e as reduções passariam despercebidas.

De referir que a maioria dos retalhistas já tinham procedido a uma redução de cerca de 20% nos preços, de modo a encorajar as compras nesta época natalícia.

*
planet_retail.jpg

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *