FMCG Vinhos

Menos, mas melhor no Alentejo

Por a 25 de Novembro de 2008 as 2:00

vinhos1.jpg

Lusa

A produção de vinho no Alentejo deve atingir este ano os 60 milhões de litros, menos 30% que em 2007, mas os indicadores apontam para uma melhoria de qualidade dos vinhos, segundo revelou fonte da ATEVA à agência Lusa.

O secretário-executivo da Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Francisco António Mata, disse à agência Lusa que se espera este ano “uma melhoria significativa na qualidade dos vinhos do Alentejo”.

O responsável explicou que as condições climatéricas, que permitiram à videira desenvolver todo o seu ciclo em condições normais, aliadas a uma produção não muito elevada, acabaram por conduzir a “uma qualidade extraordinária das uvas no momento da vindima”, o que vai contribuir para “melhorar a qualidade” dos vinhos da região.

Apesar de se prever um reforço na qualidade do vinho, Francisco António Mata disse haver “uma quebra de produção, que deve rondar os 30% comparativamente a 2007”, ano em que o Alentejo produziu cerca de 85 milhões de litros de vinho.

As previsões dos técnicos para este ano apontam para uma produção entre os 60 e 70 milhões de litros de vinho.

De acordo com o responsável, a quebra de produção de vinho é consequência, sobretudo, da chuva que afectou as vinhas durante o período de floração.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), outro motivo da baixa de produção prende-se com o facto de “algumas vinhas estarem a atravessar um processo de alternância de produção”.

Para o director técnico da Adega Cooperativa de Borba, Óscar Gato, “a maturação regular” das uvas e “a baixa de produção registada” permitiram “optimizar a qualidade”, quer dos vinhos brancos, quer dos tintos produzidos no Alentejo.

“Os vinhos estão ricos de cor, de aromas e bastante equilibrados. Por isso, os tintos, sobretudo, serão muito redondos, muito macios e bastante apetecíveis para acompanhar os pratos regionais do Alentejo”, considerou.

Os vinhos do Alentejo estão a ser exportados para os quatro cantos do mundo, ocupando Angola, segundo fonte da CVRA, o primeiro lugar no “ranking” dos países importadores dos vinhos da região.

De acordo com a mesma fonte, Angola, Brasil, Estados Unidos, Suiça, França e China são, respectivamente, os actuais primeiros seis mercados dos vinhos da região alentejana.

Os vinhos do Alentejo representam ainda mais de 40% das vendas de vinhos de qualidade no mercado nacional.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *