FMCG Marcas

Cofaco investe 25 milhões em 2009

Por a 25 de Novembro de 2008 as 2:00

cofaco.jpgEm tempos de crise, retracção de consumo e em que várias empresas anunciam desinvestimentos, a Cofaco, proprietária da marca Bom Petisco, revelou que vai desembolsar 25 milhões de euros para duas fábricas no próximo ano, disse Duarte Parente, administrador da empresa ao Diário Económico.

A companhia vai remodelar e modernizar a actual fábrica na ilha de S. Miguel e construir duas novas unidades de raíz que substituirão as existentes no Faial e no Pico.

A nova fábrica de limpeza de peixe do Faial ainda não tem investimento definido, uma vez que será realizado em parceria com uma companhia Público-Privada da Malásia, a MITP (Malaysian International Tuna Port), especialista na captura de atum. Os contornos desta parceria ainda não estão definidos, apenas se sabe que a Cofaco terá posição maioritária.

À MITP cabe o fornecimento de atum, ou seja, a fábrica açoriana tratará 20 mil toneladas anualmente capturadas pelos malaios, destas quais apenas necessita de dez mil. A outra metade será vendida para fábricas europeias que terminarão o processo de conserva de atum.

Este investimento permitirá à Cofaco aumentar a sua eficiência produtiva em cerca de 3%, proporcionando-lhe também a oportunidade de reduzir o nível de desperdício e transformá-lo em farinha de peixe, depois utilizado para rações de animais.

De acordo com Duarte Parente, estes investimentos justificam-se porque o atum poderá conquistar novos clientes, por ser “mais barato, além de ser saudável”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *