Distribuição

Vendas da Tengelmann crescem 2,5%

Por a 17 de Outubro de 2008 as 2:00

tengelmann.jpg

A alemã Tengelmann revelou recentemente os resultados referentes à operação europeia do ano fiscal 2007/2008 (terminado a 30 de Abril de 208), anunciando um crescimento de 2,5% face ao exercício anterior, totalizando 20 mil milhões de euros em vendas provenientes de 7.426 lojas.

Como já vem sendo hábito nos operadores de discount alemães (Tengelmann, Schwarz e Aldi), não foram divulgados quaisquer lucros, embora Karl-Erivan Haub, CEO da Tengelmann, tenha admitido que “os resultados são satisfatórios” e que “o grupo obteve lucro operacional”.

Mostrando-se pessimista em relação ao futuro da economia alemã, o responsável pelo grupo alemão anunciou uma redução nos investimentos no que diz ser uma resposta “à forte recessão”. Em contraponto, Haub também admitiu que a situação económica difícil que a Alemanha atravessa foi “perfeita para o discount”.

No que diz respeito ao retalho alimentar da Tengelmann, a division Plus aumentou as vendas em 3,9% para quase 10 mil milhões de euros, incluindo um crescimento de 2,7% na Alemanha, ultrapassando os 7,06 mil milhões de euros.

De referir que está pendente a decisão sobre fusão entre a Plus e a insígnia discount da Edeka, prevendo-se, contudo, que esta seja efectiva no dia 1 de Janeiro de 2009.

Quanto à operação não alimentar do grupo alemão, a Tengelmann continua a expansão para os mercados emergentes na Europa Central e de Leste, com as lojas OBI a conseguirem uma performance que permitiu contrabalançar a má operação no mercado doméstico, registando um crescimento de 14,6%. As vendas internacionais da OBI atingiram os 5,76 mil milhões de euros, provenientes de 515 lojas. Já a insígnia de roupa discount KiK viu as vendas crescerem 7,2% para 1,44 mil milhões de euros, contando já com 2.504 lojas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *