Distribuição

Um quarto dos espanhóis prefere lojas de desconto

Por a 16 de Outubro de 2008 as 2:00

47-das-licencas-para-discount-5.jpg

25% dos espanhóis efectua um terço das suas compras de artigos de grande consumo em lojas de desconto (Dia e Lidl) e na rede de supermercados Mercadona. Por sua vez, 30% dos consumidores procura as ofertas disponíveis ou restringe as suas aquisições aos produtos registados previamente na lista de compras, revela um estudo da TNS Worldpanel citado pelo diário Expansion.com.

O estudo mostra que, no primeiro semestre de 2008, as marcas de distribuidor alcançaram uma quota de mercado de 31,8%, chegando a 34% apenas no mês de Junho. Em 2007, esse valor era de 28,7%. Tal evolução pode ser explicada pelo pessimismo dos consumidores em relação à situação económica e ao emprego, superior ao dos seus congéneres da União Europeia.

O Expansion.com adianta que a percentagem de espanhóis que opta por comer na sua própria habitação cresceu 4,1%. A subida verifica-se sobretudo nas bebidas entre refeições (16,8%), mas também nos pequenos-almoços (mais 8,3%) e nos jantares (3,6%). Em termos de géneros, o consumo de produtos lácteos mantém-se estável, mas o nível de consumo de produtos panificados e de pratos cozinhados diminuiu.

Deste modo, o Grupo Hacendado, que detém os supermercados Mercadona, reforça a sua liderança em Espanha, ao conseguir uma quota de mercado de 20% em produtos de alimentação e bebidas. O grupo Día, que adquiriu recentemente os supermercados Plus no país vizinho, tem agora 11% a 12% de quota de mercado. No total, as marcas de distribuidor representam 62% da facturação nas cadeias de desconto espanholas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *