Distribuição

Retalho nos EUA passa pior momento desde a Grande Depressão

Por a 15 de Outubro de 2008 as 2:00

retalho.jpg

Uma a uma, as grandes cadeias de distribuição dos Estados Unidos estão a revelar as consequências do vendaval financeiro. Abercrombie & Fitch, Gap, JC Penney, Gottschalks e Nordstrom são alguns dos grupos que esperam a chegada de tempos melhores. Na verdade, alguns analistas valorizaram este exercício como o pior para o sector desde a grande depressão.

A cadeia Macy’s assumiu que os seus resultados anuais serão seriamente afectados pela crise. As suas previsões passam por uma queda nas vendas de 6% durante a segunda metade do exercício de 2008. Já nos oito primeiro meses do ano, a queda foi de 3,2%.

“A nossa situação financeira é saudável”, insistiu a retalhista, que decidiu suspender o seu programa de recompra de acções, reduzir os seus inventários e aumentar o controlo de gastos. “Gerimos bem o nosso negócio apesar do difícil ambiente económico”, afirmou Terry Lundgren, conselheiro delegado da Macy’s.

Mas quem mais padece da crise é a Abercrombie & Fitch. O grupo têxtil viu as vendas dos seus mais de mil estabelecimentos caírem 14% até Setembro e não prevê melhoras no último trimestre, a menos que a confiança dos consumidores melhore.

O mesmo acontece com a GAP. As suas vendas baixaram 6% nas cinco semanas antecedentes a quatro de Outubro. “Enquanto os consumidores lidarem com a difícil situação económica, vamos aumentar o esforço para atraí-los às nossas lojas”, assegurou Sabrina Simmons, conselheira financeira, para explicar o maior gasto realizado pelo grupo em Marketing.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *