Cinco grupos de distribuição concentram 58% da superfície do sector em Espanha
O mais recente relatório da Asociación Española de Distribuidores, Autoservicios Y Supmercados (Asedas), referente ao exercício de 2007, revela que os cinco primeiro grupos de distribuição em Espanha – Carrefour, Eroski, Mercadona, Auchan e El Corte Inglés – concentram 57,9% da superfície do sector, com um total de 7,2 milhões de metros quadrados.
O grupo Carrefour, com as insígnias Carrefour, Dia e Plus, lidera o ranking do sector, com uma rede comercial de 3.163 pontos de venda, ocupando uma superfície de 2,7 milhões de metros quadrados, correspondendo, segundo a Asedas, a uma quota de 21,6, avançando a entidade espanhola que a facturação do grupo francês em Espanha atingiu os 14,386 mil milhões de euros em 2007.
Atrás do segundo maior retalhista mundial, aparece o grupo Eroski, com uma quota em superfície de 13,5%, tendo o ano passado adquirido a cadeia de supermercados catalã Caprabo, somando um total de 1.738 estabelecimentos, com um total de 1,680 milhões de metros quadrados e uma facturação de 9,8 mil milhões de euros.
A Mercadona, por sua vez, ocupa o terceiro lugar neste ranking, com uma quota de 11,8% e uma rede de 1.137 pontos de venda, ascendendo a 1,470 milhões de metros quadrados. As vendas da Mercadona, em 2007, totalizaram 13,986 mil milhões de euros.
O grupo Auchan, englobando as insígnias Alcampo, Sabeco, Aro Rojo e Simply, detinha, no final do ano passado, 695.000 metros quadrados de superfície, com uma quota de 5,6% e 288 pontos de venda, tendo facturado 4,900 mil milhões de euros.
No último lugar deste Top 5 aparece o El Corte Inglés, apresentando uma quota ligeiramente inferior a 5,4%, somando 318 estabelecimentos numa superfície de 670.500 metros quadrados e uma facturação de 4,160 mil milhões de euros, no final de 2007.