Emprego & Formação

O Talent Benchmarking como ferramenta de gestão

Por a 19 de Setembro de 2008 as 9:30

hays.jpg

por Ana Cruz,
Hoje em dia, assistimos a um cenário de grande competitividade empresarial, no qual somos frequentemente confrontados com fusões, compras e vendas de empresas.

Perante a feroz competitividade e incessante busca pela excelência, surgem novas demandas para se contemplar as actuais necessidades dos colaboradores e parceiros. Se no passado o grande capital da empresa era constituído pelo seu património (bens, imóveis, computadores, tecnologias), no presente há a consciência de que o maior capital das organizações são as pessoas. Isto é bastante visível no sector da grande distribuição, mas acontece em qualquer sector de actividade.

O mundo empresarial está constantemente a ser confrontado com a necessidade de novas ferramentas de gestão que lhe permitam competir e responder ao mercado, face aos seus concorrentes directos.

Cada vez mais, vemos empresas a recorrer a serviços de Executive Search, porque sabem que é necessário escolher os melhores profissionais para melhor poderem competir. Existem, porém, outras ferramentas de gestão, que podem ajudar as empresas a enfrentar a forte concorrência e a seguir as melhores práticas. Amiúde, procuram geralmente a “ajuda” de profissionais que, em conjunto com a Administração, conseguem identificar e corrigir falhas no sistema organizacional.

Assim, as organizações querem para si os melhores profissionais e cada vez mais o recurso a empresas que as assessorizem neste processo de ter melhor para fazer melhor. Algumas das funções mais procuradas estão inclusas nas Direcções Comerciais e de Marketing, exactamente porque são estas as áreas em que a pressão para o excelente desempenho é constante. A assessoria na procura e estudo do talento pode ser essencial para diminuir algumas discrepâncias que possam existir entre a empresa e o candidato escolhido.

A par de um recrutamento bem sucedido, o Benchmarking é uma das principais ferramentas que muitas empresas procuram actualmente, no sentido de melhoria do seu desempenho face à concorrência.

O processo de Benchmarking tem cada vez mais a missão de estudar e avaliar o mercado, no sentido de identificar quem é quem, bem como métodos de trabalho, nas organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o objectivo de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na sua organização.

As grandes empresas que estão em constante aprendizagem, sabem que nunca saberão o suficiente, nunca serão suficientemente boas e que podem aprender com os outros, independentemente do seu ramo de actividade. Sabem que o desejo e as necessidades dos clientes se modificam, bem como o meio onde desenvolvem a sua actividade, por isso querem mudar e melhorar constantemente. O Benchmarking pode ajudar na adaptação a estas mudanças.

Mas o Benchmarking tem sido igualmente importante em start-ups, onde o estudo prévio da estrutura dos principais concorrentes e players do sector, poderá mudar completamente a estrutura organizacional e a forma como a empresa se posicionará, bem como o perfil dos profissionais das empresas que detêm a maior quota de mercado nesse determinado sector.

Não raro se utiliza o Benchmarking de talento para perceber uma taxa de rotatividade elevada numa determinada área. Mais do que ter o objectivo de colar ou estudar estruturas da concorrência, o Talent Benchmarking poderá revelar a uma organização se a sua estrutura salarial está desadequada do mercado em determinadas funções, o background dos recursos humanos de sucesso no mercado, se a empresa utiliza ou não promoções internas, entre outras questões pertinentes num processo de tomada de decisão.

O importante a reter é que o estudo de Benchmarking deve ter um objectivo definido, para uma tomada de decisão estratégica e para que recolha as informações necessárias ao seu propósito da forma o mais objectiva possível.

O Talent Benchmarking pressupõe então um processo de melhoria contínua, como outros processos amplamente discutidos e que visam a optimização de todo o investimento de uma empresa, neste caso nos seus colaboradores, custos indirectos e sua formação.

Concluindo, creio que o Talent Benchmarking é, sem dúvida, uma ferramenta a ser utilizada por qualquer organização, nomeadamente na grande distribuição em que a competitividade é feroz. Ainda se confunde o conceito de Executive Search com a pesquisa directa, mas as estruturas de Research e de recolha e cruzamento de dados destas empresas, atribuem-lhes uma importância crescente no mercado e na procura de objectivos, rentabilidade e inovação.

Researcher, Hays Executive, [email protected]

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *