Distribuição

Carrefour confirma objectivos para 2008

Por a 8 de Setembro de 2008 as 2:00

carrefour.jpg

O segundo maior retalhista mundial – Carrefour – confirmou recentemente os objectivos traçados para o exercício 2008, esperando José Luís Durán, CEO do grupo francês, um crescimento nas vendas de 7%.

Para ajudar a ganhar quota de mercado no difícil mercado doméstico, o retalhista detalhou um determinado número de promoções, onde serão investidos cerca de 100 milhões de euros.

Em resposta à quebra do poder de compra do consumidor, o Carrefour lançará uma nova operação de preço baixo a longo prazo – “les prox pouvoir d´achat”, com a qual os preços de 300 produtos serão reduzidos, maioritariamente marcas nacionais, em 20%. O retalhista lançará, também, campanhas semanais com o objectivo de impulsionar as vendas de produtos frescos, bem como fortes campanhas promocionais em torno de eventos sazonais (por exemplo, campanhas que abrangem o regresso às aulas).

O Carrefour pretende, também, acelerar o desenvolvimento da marca própria às 1.050 lojas Champion e converter 150 lojas Carrefour Market até ao final do exercício, em vez das 100 inicialmente previstas. Para 2009, o Carrefour quer converter mais 750 lojas, constituindo como meados de 2010 para as restantes unidades.

Como resultado desta conversão, o retalhista espera um aumento entre 5 e 7% nas vendas. Além disso, o Carrefour pretende reforçar os produtos de marca própria, vendidos cerca de 25% mais baratos que as marcas comerciais, sendo já responsáveis por cerca de 30% das vendas totais do grupo. De referir que, segundo os responsáveis do grupo, os produtos de marca Carrefour deverão estar disponíveis em todos os 1.050 supermercados e constituir 80% de todas as marcas próprias às vendas nos supermercados até ao final do ano.

O plano de acção do Carrefour para as aberturas de loja deverá ser acelerado nos mercado emergentes, sendo que cerca de 70% das novas áreas de venda deverão abrir até final de 2008.

Finalmente, o retalhista utilizará propriedade Carrefour Property, que ficou operacional no primeiro semestre de 2008, como departamento operacional. Este departamento deverá identificar oportunidade para novas localizações para todos os formatos do grupo nos quais o Carrefour Property opera, desenvolver mais activamente a gestão dos centros comerciais e optimizar a área de venda actual, reduzindo ou aumentando o tamanho das lojas.

De resto, o Carrefour já admitiu que acelerou as aberturas de lojas de tamanho mais reduzido e hipermercados mais pequenos. O retalhista anunciou que deseja aumentar as aberturas do número de lojas discount. Duran concluiu que, “este plano de acção permitir-nos-à alcançar os nossos objectivos e iniciar 2009 da forma mais correcta”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *