Emprego & Formação

Recrutar com Sucesso no Retalho: Simples Equação?

Por a 5 de Setembro de 2008 as 9:30

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por Nancy Almeida,
Longe vão os tempos em que a ida a um Centro Comercial fazia a representação do tradicional passeio de domingo, em que toda uma família se fazia deslocar aos centros urbanos para conhecer as novas tendências ou os novos produtos, que escasseavam nos meios mais periféricos e cresciam de valor nas prateleiras das lojas quase sempre “apinhadas” de gente. O conceito de shopping era assim uma realidade mais distante, subsidiária de uma presença dispersa das grandes superfícies pelo mapa nacional. Concentradas nos grandes centros urbanos, as grandes superfícies chegavam apenas a um público citadino, habituado a comprar em maior quantidade e em diferentes variedades. Com a democratização dos preços e a expansão destas mesmas superfícies para as zonas mais remotas e afastadas dos grandes centros, o conceito de shopping entrou no dia-a-dia de quase todas as famílias portuguesas, que se tornaram clientes assíduas destes espaços e fervorosas adeptas do grande consumo.

A carreira no Retalho

Fazer carreira nesta área de negócio passou, assim, a fazer parte do leque de oportunidades que se coloca a qualquer profissional que ambicione uma carreira com potencial de progressão e margem real de crescimento. Trabalhar no mercado de Retalho é, hoje, sinónimo de uma extensa oferta de oportunidades, a que se associam diferentes backgrounds académicos e distintos graus de exigência. Embora o estigma da “rapariguinha de shopping” pareça persistir, muito à custa de uma ideia estereotipada de quem desempenha funções num espaço comercial, caminhamos a passos largos para uma crescente valorização destes profissionais, que acumulam a responsabilidade de gerir um espaço, uma equipa e a imagem de uma marca.

Os desafios da gestão no Retalho

Mais do que gestores de recursos humanos e materiais, os profissionais do Retalho enfrentam o desafio de dar a cara por uma marca e fazer com que as suas lojas e os seus colaboradores sejam o espelho dessa mesma marca. Numa era em que os códigos publicitários ditam regras e fazem mover o mundo, o profissional do Retalho vê-se envolvido na dupla responsabilidade de gerir o seu espaço, e recursos a ele afectos, e garantir a correcta transmissão de uma imagem que extrapola as paredes da loja e se associa a uma marca que, muitas vezes, se encontra presente em diversos países ou mesmo continentes.

Assumir funções de gestão neste mercado de trabalho é, então, garantir que se agilizam todos os meios necessários para que o consumidor se identifique com determinada marca, sinta vontade de a comprar e a recomende ao seu leque de contactos. Numa gestão claramente orientada para o consumidor, o profissional do Retalho deverá garantir que, a nível local (e entendamos este nível local como a sua loja), todas estas variáveis sejam asseguradas, de modo a que haja lucro, clara veiculação de uma imagem e satisfação de todos aqueles a quem se pede para “vestir uma camisola” e trabalhar fora de horários.

O recrutamento no Retalho

Trabalhar num centro comercial é, também, exigente ao nível de horários. Com um horário de funcionamento muito alargado, os centros comerciais cativam o seu público pela facilidade com que permitem fazer compras pela noite dentro, não resguardando fins-de-semana ou dias feriados. Para os profissionais deste sector, esta aparente mais-valia, na óptica do utilizador, afigura-se como um tremendo factor de desgaste para quem tem que se revezar entre diferentes turnos e se vê obrigado a prolongar o seu dia até horas mais tardias. Este é, sem dúvida, um dos factores que mais afugenta quem um dia pondera vir a construir uma carreira neste sector de mercado. Se há profissionais que encaram com agrado vir a desempenhar funções nos ditos horários rotativos, ou por turnos, outros há que colocam fortes objecções a esta rotatividade, sempre e quando encarada como uma situação a longo-prazo.

Por tudo isto, o mercado de Retalho é sujeito a elevados índices de turn-over, nomeadamente em funções operacionais, aos quais se acresce uma procura constante e activa de novas oportunidades por parte destes profissionais. Num desejo de obter melhores regalias e funções que envolvam uma maior responsabilidade, estes profissionais mostram-se atentos ao mercado, fazendo o envio pró-activo do seu currículo para grupos que tomam como referência neste mercado e onde gostariam, eventualmente, de trabalhar.

O recrutamento de profissionais para este mercado reveste-se, então, da dificuldade de sinalizar aqueles que reúnem competência técnica, gosto e vocação para esta actividade e grande dose de disponibilidade. Apesar de parecer óbvia a procura desta equação em cada profissional entrevistado, o maior entrave passa por encontrar todos os ingredientes em cada candidato.

Consultant – Retail Hays Sales & Marketing

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