Veículos

Portugal lento na evolução ambiental

Por a 28 de Agosto de 2008 as 2:00

 PSA Peugeot Citroën e Fiat com novos furgões compactos

Entre 18 países europeus, Portugal vendeu os carros menos poluentes em 2007. Ainda assim, fica abaixo da média europeia de 1,7% porque apresentou uma das piores evoluções no que diz respeito à melhoria do desempenho ambiental do parque automóvel.

Uma análise da Federação Europeia de Transporte e Ambiente (T&E) revelou que os veículos comprados em Portugal foram os menos poluentes mantendo, desde 2006, emissões médias de 143 gramas de dióxido de carbono por quilómetro.

Portugal apresentou, no entanto, uma das piores evoluções quanto à melhoria do desempenho ambiental do parque automóvel. Enquanto os 18 países tiveram uma redução média de 1,7% nas emissões de CO2 por veículo, para 158 gramas, a melhoria do País foi de apenas 0,5%.
Pior que Portugal só a Lituânia, Eslovénia, Hungria e França.

O país “menos amigo do ambiente” foi a Suécia que, ao mesmo tempo, foi quem mais reduziu as emissões poluentes, em 3,8%.

Miguel Tomé, director de comunicação da General Motors, explicou ao JN que em Portugal ainda se compra, sobretudo, em função do posicionamento do preço. Mas, concluiu que “começa a haver uma preocupação crescente por parte das pessoas em comprar carros menos poluentes”.

O relatório da T&E verificou, ainda, que Peugeot, Citroen e Fiat são as marcas que mais se preocupam com a redução da emissão de CO2. Entre as fabricantes de altas cilindradas, a BMW foi quem registou uma melhoria de 7,3% para 170 gramas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *