Distribuição

Opção certa poupa 730 euros nas compras

Por a 27 de Agosto de 2008 as 2:00

intermarche.jpg

Os supermercados com preços mais baixos situam-se no Norte e Centro do País, com destaque para o Intermarché que vence a medalha de ouro para o “mais económico”. Comprar em Espanha raramente compensa, refere a Deco Pro Teste no estudo que, anualmente, realiza junto das grandes superfícies.

Braga, Porto e Vila Real são os distritos mais baratos. Pelo contrário, Guarda, Bragança e Beja pagam alto o preço da interioridade. Porto, Lisboa, Setúbal e Faro são as regiões com maior variação de preços que pode ascender os 730 euros.

Para realizar o estudo, a Deco comparou 63.452 preços em 570 lojas de 114 cidades. Pela primeira vez, incluiu supermercados de Ayamonte, Badajoz, Ciudad Rodrigo, Tui e Verin, onde comprar, afirma, raramente compensa.

Tendo em conta a diversidade dos padrões de consumo, criou dois cabazes. O primeiro representa o consumo médio de uma família que escolhe pela marca, contém 100 produtos divididos por 12 categorias. O segundo abrange 81 produtos e reflecte, sobretudo, quem escolhe a marca mais barata.

Para adquirir o cabaz 1, o Feira Nova de Guilhufe, em Penafiel, é o mais económico. No pódio dos mais caros, encontram-se os Polisuper de São João do Estoril e Porto Salvo, o Sampedro da Pontinha e, ainda, o Alisuper de Albufeira.

O Continente é campeão do cabaz 2, seguido do Jumbo e Minipreço.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *