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Vinho Verde: a bebida oficial do Verão!

Por a 8 de Agosto de 2008 as 9:30

denis coubronne

Leve, atrevido, frutado, jovem. Eis os principais atributos do Vinho Verde, que o tornam perfeito para uma pausa refrescante num dia de calor e excelente para acompanhar pratos de peixe e marisco. O Vinho Verde é cada vez mais a bebida oficial do Verão, muito graças ao aumento substancial do seu consumo junto das camadas mais jovens que já não o dispensam nas mariscadas com os amigos ou nos fins de tarde nas esplanadas.

Reconhecido como um produto único em todo o mundo, o Vinho Verde provém da Região Demarcada dos Vinhos Verdes – cujas referências mais antigas remontam à época romana – e, durante muitos anos, foi comercializado por empresas tradicionais e de reduzida dimensão que serviam um mercado de âmbito local.

Contudo, este cenário alterou-se de forma expressiva nos últimos tempos. O Vinho Verde, o segundo mais consumido em Portugal, tem vindo a afirmar-se no mercado global como uma referência do sector vitivinícola português graças ao trabalho desenvolvido por algumas marcas. Esse esforço tem passado por um forte investimento na modernização da sua imagem – desde o packaging até às campanhas de comunicação e marketing – numa procura crescente de satisfazer novas e mais exigentes ocasiões de consumo sem que isso implique perder as características que o tornam único.

Marcas como o Gatão, o Gazela e o Lagosta têm alterado a sua imagem tradicional em restylings arrojados de forma a ajustá-la ao gosto de um consumidor mais jovem e irreverente. Campanhas mais fortes, promoções agressivas e um forte investimento na comunicação têm estado no topo das preocupações das empresas, que procuram também acompanhar as novas tendências de consumo através de lançamento de produtos inovadores como os rosés de vinho verde Muralhas, Lagosta ou Terras de Felgueiras. Parte significativa do sucesso alcançado por Casal Garcia, o Vinho Verde mais vendido em Portugal, deve-se ao elevado investimento publicitário da marca bem como à consistência da sua estratégia de comunicação, com a assinatura histórica ‘Haja Alegria, Haja Casal Garcia’ que associa este vinho a momentos de descontracção.

Parte do dinamismo que caracteriza actualmente este sector deve-se também ao trabalho da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a organização vitivinícola mais activa do sector, que tem apostado fortemente em campanhas de comunicação, acções nas lojas ou provas de degustação em praias. Um dos exemplos mais recentes da vitalidade da CVRVV é a iniciativa que decorre actualmente nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro: na zona de chegadas de cada um destes aeroportos, encontra-se um stand onde estão diariamente em prova 12 marcas de Vinho Verde, num total de 36 marcas que participam nesta acção. Entre Julho e Agosto, os meses de turismo por excelência, milhares de estrangeiros chegam a Portugal, atraídos pelo clima ameno, pela imensidão das nossas praias e pela diversidade cultural do nosso país. Quem sabe se estes turistas, da próxima vez que nos visitarem, não o farão pela qualidade do nosso Vinho Verde?

São acções como esta que permitiram ao Vinho Verde bater o recorde de exportações em 2007, com a venda de 12 milhões de litros para o estrangeiro, mais 3,5 milhões do que no ano anterior.

Definitivamente, o Vinho Verde é hoje, mais do que um vinho, um produto de excelência que conquistou os jovens sem perder a autenticidade que a idade lhe confere.

Bom Verão e bons verdes!
Denis Coubronne, Director-geral da PrimeDrinks

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