FMCG Marcas

CAP pede apoio mas Governo mostra-se renitente

Por a 25 de Junho de 2008 as 2:00

agricultura.jpgA diminuição da carga fiscal sobre o gasóleo agrícola, isenção de pagamento da taxa de segurança social para pequenos produtores e menos 30% de impostos para este ano. Estas são algumas das dez medidas que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) reivindica ao Governo, para que a agricultura consiga competir em condições de igualdade com os seus concorrentes.

Neste último ano, a competitividade da agricultura portuguesa piorou devido a vários factores, como o aumento dos adubos e pesticidas que subiram 50%, sendo que a venda de produtos agrícolas está igual ou abaixo dos preços do ano passado, afirmou João Machado, presidente da CAP, ao Público.

Neste sentido, a confederação pede ajuda ao Governo para ultrapassar a crise: aumentar em 35% as ajudas para o gasóleo e em 15% nos gastos com fertilizantes, rações, pesticidas e plásticos, nos impostos.

Jaime Silva, ministro da Agricultura, já respondeu aos agricultores. Pede um aumento de produção, uma vez que Portugal não é auto-suficiente em grande parte dos produtos agrícolas.

A CAP deu até ao final da semana para o Governo tomar uma decisão, caso contrário já tem manifestações agendadas.

Governo pouco receptivo às exigências da CAP

“O sector deve é produzir mais para conseguir resistir à crise dos combustíveis”. Foi esta a resposta do Governo em relação às reivindicações da Confederação dos Agricultores de Portugal.

Jaime Silva, ministro da Agricultura, explicou ao Jornal de Negócios que a “agricultura já tem apoios que mais nenhum sector tem e dificilmente poderá vir a ter”. Reacção que pode comprovar ainda mais que o Governo não estará muito sensível a mudanças na estrutura fiscal da agricultura nacional.

Nas últimas semanas têm acontecido numerosos protestos, como o das pescas e camionistas, entre outros. No plano individual, coincidência ou não, ao mesmo tempo que mais um sector decide contestar as politicas de Estado, o Governo planeia criar um sistema único de reclamações que agregue todos os pedidos dos consumidores possibilitando a consulta enquanto o processo decorre.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *