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Novidades Volvo Trucks a pensar nos motoristas

Por a 20 de Junho de 2008 as 2:00

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De uma assentada só, a Volvo Trucks apresentou várias novidades no Demo Center de Gotemburgo (Suécia), sempre com o motorista no centro das atenções.

Assim, a primeira novidade foi o novo FH – Globetrotter e FH 16 – ou melhor, os novos interiores, alguns melhoramentos exteriores e mais equipamento. De facto e constituindo um dos porta-estandartes do construtor de camiões sueco, a Volvo Trucks introduziu alguns melhoramentos neste modelo, mais de cariz estético, conforto e segurança do que uma radical alteração do seu “topo gama”.

Na apresentação do novo FH, Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks Europe Division, deixou bem claro o que representa este modelo para o construtor e o mercado, referindo que “o FH não é para quem quer o bom, é para quem quer o melhor”.

Assim, se pode, eventualmente, caracterizar o modelo apresentado com toda a pompa e circunstância no Demo Center de Gotemburgo. As grandes alterações deram-se, contudo, fora do alcance dos olhares da maior parte de que anda na estrada, já que os melhoramentos foram mais de índole interior do que exterior.

Durante a apresentação, o responsável máximo da Volvo Trucks na Europa admitiu que, “numa altura em que se vive uma conjuntura económica desfavorável, não queremos ser parte do problema, mas da solução”. Tendo registado uma quebra nas vendas nos EUA, o Velho Continente compensou a descida norte-americana, muito devido à Europa do Leste, onde a Volvo Trucks passou de vendas de 4.000 unidades para 20.000 em apenas três anos.

Tendo realizado vários estudos, de modo a aferir o que os profissionais da estrada pretende num camião onde, actualmente e segundo as contas do departamento da Volvo, 70% dos camionistas passam 4 dias por semana dentro da cabine, o construtor sueco decidiu introduzir melhoramentos no que diz respeito ao conforto da cabine do FH. Com um interior redesenhado e mais moderno, a cabine tem mais espaço, novos compartimentos para arrumos inteligentes, novas camas, um banco de passageiro reclinável e um sistema de iluminação avançado.

No aspecto da segurança, a Volvo Trucks equipou este nove modelo com algumas soluções de segurança activa e passiva, de modo a evitar percalços relacionados com a fadiga do condutor. Assim, a primeira alteração que salta à vista está na frente dos novos FH, com a parte dos faróis a estar separada por unidades, com novos faróis Bi-Xenon e luzes que facilitam a visão aquando da mudança de direcção. Estes faróis de auxílio à mudança de direcção são activados quando o camião circula a uma velocidade inferior a 30 km/h e aumenta a visibilidade do condutor para o lado que vira numa raio de aproximadamente 150º, indicados especialmente para percursos citadinos.

Outras novidades apresentadas foram o detector de sonolência, uma novidade em camiões na Europa, alertando o motorista, através de uma câmara para monitorizar a trajectória do veículo em relação às marcas rodoviárias, com um sinal sonoro e mensagem de texto.

O novo sensor de ângulo morto da Volvo Trucks fornece um olho adicional ao motorista, ajudando-o a detectar outros veículos colocados no “ângulo morto”, alertando-o através de um sinal luminoso no pilar A e um indicador sonoro intensificado.

Outras das novidades apresentadas foi a introdução do ESP (controlo electrónico de estabilidade) para camiões rígidos 6X2 com reboques. Travando as rodas do reboque em determinadas situações, o ESP ajuda a estabilizar o conjunto completo de camião e reboque e a impedir acidentes onde ocorra capotamento ou efeito de tesoura. O ESP estará também disponível para tractores com múltiplos reboques. Isto significa que também será compatível com combinações do Sistema Modular Europeu.

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Apresentado foi também o novo D11, um motor de 11 litros completamente novo para a versão tractor do Volvo FM. “Queremos que a versão de 11 litros do Volvo FM se distinga como o camião ideal em segmentos delicados a baixa tara é um factor importante. Esta versão combina uma linha motriz potente, elevado conforto para o motorista e capacidade de carga ideal, e foi desenhada para atrair clientes numa área em que prevemos um grande potencial de expansão”, afirmou Christer Pehrsson, gestor de Área Comercial da Volvo Trucks.

Com um peso aproximadamente 140 kg mais leve do que o motor D13 maior, o motor D11 foi concebido de forma a cumprir a norma Euro 4 e também a futura norma Euro 5 com o auxílio do tratamento de gases de escape SCR. Será lançado em duas versões, uma com potência de 390 cv e um binário de 1.880 Nm e outra com 430 cv e 2.100 Nm.

O Volvo FM de 11 litros tem o mesmo design da restante gama FM, apresentando um exterior actualizado com novos faróis, novas palas de sol e um novo letreiro Globetrotter, enquanto o interior da cabina foi completamente redesenhado para proporcionar condições ideais para uma condução segura e arrumação flexível. Além disso, os degraus de entrada rebaixados da Volvo proporcionam maior comodidade a condutores que entrem e saiam do camião com frequência.

O Volvo FM também é disponibilizado com uma nova cabina Globetrotter LXL, concebida de forma a oferecer ainda mais espaço e conforto extra. Comparada com a cabina existente do Volvo FM Globetrotter, oferece mais 150 mm em altura.

O Volvo FM com o motor de 11 litros está disponível como tractor 4×2 ou 6×2. Tem um peso bruto de conjunto permitido de 40 toneladas e está aprovado também para o transporte de mercadorias perigosas (ADR).

Outra grande novidade apresentada pela Volvo Trucks no Demo Center de Gotemburgo foi a nova I-Sync, uma nova caixa de velocidades manual de comando automático para o camião de distribuição Volvo FL.

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“A I-Sync foi optimizada para uma utilização com o nosso motor de 7 litros e para proporcionar mudanças de velocidade confortáveis e suaves no tráfego urbano, onde a norma são as paragens e os arranques frequentes,” explicou Clara Werner Floberg, gestora de produto para o Volvo FL na Volvo Trucks. “Além do processo real de mudança de velocidade se realizar de forma automática, a I-Sync é igualmente fácil de utilizar. Em aplicações de distribuição é habitual os motoristas conduzirem camiões diferentes de um dia para o outro. Nessa situação, é importante que consigam dominar rapidamente a função de forma a executarem as suas tarefas de uma forma eficaz e segura.”

A I-Sync é basicamente uma caixa de velocidades manual complementada com software que permite engrenar automaticamente as velocidades, combinando a fiabilidade funcional e o reduzido peso das caixas de velocidade manuais com o conforto na condução proporcionado pelas transmissões automáticas.

A mudança de velocidades optimizada permite ainda reduzir substancialmente o consumo de combustível bem como a emissão de dióxido de carbono e de outras substâncias prejudiciais ao ambiente. Além disso, a Volvo prevê que venha a ser possível reduzir as despesas dos clientes com a manutenção e as reparações em virtude do menor desgaste. “O melhor exemplo é a embraiagem, cujo tempo de vida útil aumenta substancialmente com a I-Sync,” afirmou Clara Werner Floberg. Os intervalos de assistência são semelhantes aos das caixas de velocidades manuais, sendo necessário substituir o óleo da caixa de velocidades apenas a cada 300.000 quilómetros.

Novidades em resumo:

Segurança
• O Detector de Sonolência alerta motoristas cansados – uma novidade em camiões na Europa.
• O Sensor de Ângulo Morto alerta sobre veículos no ângulo morto do lado do passageiro.
• Os Faróis de Auxílio à Mudança de Direcção iluminam a berma ao mudar de direcção.
• O sensor de chuva regula automaticamente os limpa pára-brisas – uma novidade em camiões na Europa.
• ESP também disponível para camiões 6×2 com reboques – uma novidade mundial.
• O Serviço de Segurança ajuda o motorista a contactar rapidamente a policia local numa situação de emergência.
• Formação sobre segurança para motoristas.

Banco do motorista
• Volante e apoios de braços em pele.
• Instrumentos claros e completamente visíveis, incluindo o manómetro de AdBlue.
• Painel de instrumentos desenhado para melhor arrumação ao lado do banco do motorista.
• Novas alavancas de velocidades para I-Shift e Powertronic com um melhor punho e nova posição para maior conforto de condução.

Arrumos
• Novos compartimentos superiores para arrumos desenhados para maior altura ao tecto e mais espaço.
• Portas deslizantes para abertura e fecho fácil.
• Bolsa em rede na lateral da consola central.
• Compartimentos de arrumação espaçosos de fácil acesso, incluindo caixas sob a cama, com um aumento de espaço e flexibilidade significativo.
• Mais e maiores áreas de arrumação em torno da cama.

Conforto
• Potente sistema de som com opções para ligação de fontes de áudio externas USB, MP3 e a opção de integrar o telemóvel via Bluetooth.
• Cama inferior rebatível com secção central mais larga para maior conforto e flexibilidade.
• Cama inferior opcional com encosto ajustável reclinável para conforto superior.
• Grande selecção de tecidos para interiores de alta qualidade.
• Banco do passageiro com rotação de 90° e inclinação até 15°.
• Iluminação interior ajustável para um efeito de iluminação suave e de iluminação para trabalho e leitura.
• Preparação de fábrica para instalação de televisor de ecrã plano.

Transmissão
• Novo motor de 11 litros para o tractor Volvo FM.
• I-Sync, uma nova transmissão automática para o camião de distribuição Volvo FL.

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