Distribuição

Hipers têm combustíveis mais baratos

Por a 11 de Junho de 2008 as 2:00

gasolina.jpg

A diferença entre os preços exercidos pelos postos das petrolíferas e os explorados pelas cadeias de distribuição acentuou-se no primeiro trimestre deste ano. Nos postos de abastecimento pertencentes às empresas de distribuição é possível abastecer com um desconto que pode chegar em termos médios, a 5,7% cêntimos por litro na gasolina e 5,8 cêntimos no diesel.

Quem o diz é a Autoridade da Concorrência (AdC). A causa está no crescente aumento do preço dos combustíveis. Desde 2006 a diferença aumentou cerca de 30% no gasóleo e 29% na gasolina. A entidade considera que no fim de 2008, o número de gasolineiras administradas pelos super ou hipermercados chegue a 150. Resultado do levantamento das restrições ao licenciamento destes postos pela grande distribuição.

Manuel Pinho, ministro da Economia, promete que a aceleração do prazo e a simplificação dos procedimentos de licenciamento de novos postos, vão ser algumas das medidas aplicadas, consequência da investigação da AdC ao mercado de combustíveis, após a verificação que não existe indícios de cartelização ou concertação.

França, Reino Unido e Espanha são alguns dos mercados em que os super e os hiper têm quotas de mercado muito importantes e são também os países da Europa com preços mais baixos sem impostos. Em França, os hiper chegam mesmo a ser os principais responsáveis pelo abastecimento do país. Já em Espanha tratou-se de uma imposição por parte do Governo, que impôs às cadeias de distribuição a fixação de pelo menos um posto nas unidades de grande dimensão de forma a estimular a concorrência.

Quanto a Portugal, de acordo com a Galp, a grande distribuição fornece 10% do mercado de retalho. As previsões apontam para que este número venha a crescer cada vez, dada a recente escalada de preços.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *