Consultora DTZ convida a repensar retalho
Repensar o conceito do retalho é a proposta do mais recente estudo da consultora imobiliária DTZ que dá pelo nome Retail Therapy. “As pessoas procuram algo mais do que um simples lugar para compras”, conclui o documento, e dá exemplos: a superfície comercial do mercado retalhista alemão aumentou de 3 milhões de metros quadrados em 1989 para 15 milhões em 2007. No entanto, as vendas não evoluíram consoante a previsão. A conclusão é simples: “a procura do consumidor mudou”.
Entre as mudanças, o Retail Therapy destaca que os espaços comerciais têm de ostentar uma imagem moderna, apresentar horários que respondam às exigências dos consumidores e boa qualidade na restauração. Por exemplo, em Hong Kong nasceu recentemente o primeiro e único outlet Premium, o Citigate Outlets, dotado de lojas prestigiadas, das quais são exemplo a Calvin Klein ou a Laura Ashley, que oferecem descontos entre 30 e 80% ao longo de todo o ano.
Por outro lado, os consultores da DTZ apontam as questões ecológicas como um pilar base para o desenvolvimento de espaços comerciais. Segundo um estudo recente da consultora, 65% dos consumidores preferem adquirir bens e serviços de empresas com emissões de carbono reduzidas.
“Perante a queda do sector imobiliário nos EUA e contra os mercados com investidores relutantes, a solução passa por fornecer aos gestores de activos, centros comerciais com conceitos sustentáveis, talhados às necessidades especificas dos mercados locais e de acordo com as condições ambientais adequadas à região”, sugere Hubertus Kobe, da DTZ, citado pelo Oje.