Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – Entrevista ao Presidente do grupo E.Leclerc, Michel-Éduoard Leclerc

Por a 6 de Junho de 2008 as 2:00

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Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número, destacamos a entrevista efectuada a Michel-Éduoard Leclerc, presidente e responsável pelas operações do grupo na Europa. Na entrevista, o responsável pelo grupo avança com uma nova estratégia para Portugal, estando previstos investimentos na ordem dos 70 milhões de euros para 2008, bem como a abertura de quatro novas lojas. Michel-Éduoard Leclerc admite mesmo que “podemos chegar aos 8% de quota de mercado”.

Ainda na secção “Distribuição”, o Jornal Hipersuper marcou presença durante a apresentação do estudo da Roland Berger encomendado pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED). As conclusões do estudo sobre o impacto da liberalização dos horários dos estabelecimentos comerciais ao domingo são: mais 2,5 mil milhões de euros para os cofres do Estado, 8.000 novos postos de trabalho e o investimento realizado na abertura e expansão de lojas poderá rondar os 350 milhões de euros até 2017.

No “Alimentar”, fomos conhecer o circuito do iogurte, desde a ordenha das vacas até aos lineares das superfícies comerciais. Numa viagem à divisão de iogurtes da Danone, localizada em Castelo Branco, ficámos a saber que o iogurte pode levar três a quatro dias aos lineares dos supermercados. Ocupando uma área de mais de 27.000 m2, esta unidade da Danone é responsável pela produção de cerca de metade do iogurte consumido no País.

Ainda na secção “Alimentar”, damos a conhecer a Cascajares, que pela mão da Sabores Ibéricos, introduziu no mercado nacional novos produtos para o canal Horeca e tem em vista novidades para a Grande Distribuição.

Para terminar o “Alimentar”, analisámos o mercado dos congelados em Portugal. Num sector onde o peixe é rei, as limitações nas quotas de captura, a desvalorização do dólar e o constante aumento do preço dos combustíveis estão a afectar o sector piscatório. A tábua de salvação é, segundo as principais empresas, diversificar a oferta.

No “Não Alimentar”, conversámos com Joana Wojtalik, criadora e directora do OPP (On Product Publishing), que veio apresentar um conceito novo que poderá surpreender indústria e consumidores. Ferramenta que possibilita uma diferenciação num mercado cada vez mais competitivo, o OPP pretende dar ao rótulo uma outra funcionalidade.

Para terminar o “Não Alimentar”, damos a conhecer a nova insígnia da Sonae Distribuição: LOOP footwear. Com esta nova aposta no calçado, o grupo liderado por Nuno Jordão pretende chegar ao final de 2008 com mais três lojas, não se excluindo uma possível expansão internacional.

Nas “Bebidas”, a Unicer prepara-se para entrar no mercado da cosmética, com o lançamento de uma água para a pele sob o conceito Vitalis. O segmento das bebidas não ficou, contudo, de fora e a empresa liderada por António Pires de Lima também apresenta novidades, desta vez a pensar nos mais activos. De acordo com Rafael Pinto, director de Marketing das Águas da Unicer, “a luta pela consolidação da liderança está nos objectivos da empresa e a estratégia passa pela inovação constante”.

Ainda na mesma secção, a TNS faz uma análise ao mercado das águas, concluindo que “a categoria de águas (com gás ou sem gás), tem sido, nos últimos anos uma das mais dinâmicas do mercado português, com o aparecimento de águas com sabores e características funcionais.

Em “Tec&Log”, entrevistámos Paulo Borges, director de Marketing para o Sul da Europa da Checkpoint Systems, que falou sobre a nova solução da empresa: Evolve. Segundo o responsável, tal como a solução apresentada agora ao mercado, “é preciso cada vez mais software e menos hardware”.

queijos para barrar e conclui que os queijos fundidos estão a ganhar terreno aos frescos, apesar de este último ainda dominar a categoria.

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis falamos sobre a limitação das vendas de arroz no Lidl, quais as lojas mais prejudicadas pela actual situação económica, o aumento dos preços dos combustíveis e o local de compra dos portugueses. Além disso, quisemos saber qual a opinião dos nossos “Notáveis” relativamente às culturas definidas como estratégicas por parte do Ministério da Agricultura e nova insígnia de calçado da Sonae Distribuição.

O único artigo de opinião publicado nesta edição do Jornal Hipersuper – “A especialização funcional na Distribuição” – pertence a Pedro Nunes da Hays (Retail Sales&Marketing).

Voltamos dentro de 15 dias. Até lá, boas leituras!

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