FMCG Vinhos

Exportações argentinas crescem 40%

Por a 4 de Junho de 2008 as 2:00

vinho.jpg

Segundo dados do Instituto Nacional do Vinho argentino, as exportações de vinho argentino aumentaram 40% em valor e 27% em volume nos dois primeiros meses de 2008, enquanto a quebra no consumo doméstico está a preocupar as entidades vitivinícolas nacionais.

Exequiel Barros, da consultora Caucasia Wine Thinking, admitiu ao decanter.com que a tendência de exportação indicam que a Argentina poderá aumentar as exportações de 470 milhões, em 2007, para 850 milhões de dólares, em 2010. “A Argentina possui um enorme potencial de crescimento, dada a sua capacidade de produção”, referiu Barros.

No entanto, e ao mesmo tempo que as exportações aumentam, o consumo doméstico de vinho está a registar uma diminuição na Argentina, anunciando as entidades responsáveis quebras na ordem dos 30% no mês de Março de 2008, o que associado ao aumento dos custos de produção e inflação, está a preocupar alguns dos produtores argentinos a curto-médio prazo.

É que 80% da produção do 5.º maior produtor de vinho do mundo destinam-se ao próprio mercado, revelando recentes estudos que a média de consumo per capita em argentinos com idade superior a 18 anos, decresceu 38,8% nos últimos cinco anos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *