Distribuição

Áustria com maior concentração na distribuição

Por a 2 de Junho de 2008 as 2:00

Alemanha acorda com nova Rewe

Os três principais grupos de retalho alimentar no mercado austríaco – Rewe (Billa, Merkur, Penny), Spar e Hofer – totalizavam, no final do 1.º trimestre de 2008, mais de 78% das vendas do sector no país. No ano transacto, este valor rondava os 76%, avançando um recente relatório das autoridades austríacas que o sector da distribuição alimentar na Áustria está a ficar cada vez mais concentrado nestes três operadores.

Toda esta situação acontece sem ter existido necessidade de fusões ou aquisições no mercado, situação, aliás, várias vezes noticiada pelos mais diversos órgãos de comunicação social austríacos.

Este domínio do mercado da distribuição “favorece o desenvolvimento positivo destes grupos”, salienta o relatório. Os grupos de distribuição referidos, bem como o discount Lidl, aumentaram o volume de negócios em percentagens superiores ao crescimento do sector (segundo dados do instituto de estatística austríaco, o crescimento terá sido de 3,8%).

A Áustria aparece, assim, como um dos países com maior concentração no sector da distribuição alimentar, juntamente com os países escandinavos, Bélgica e Suiça.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *