FMCG Marcas

Utilização de excedentes da PAC por decidir

Por a 30 de Maio de 2008 as 2:00

UE quer unificar legislação para simplificar mercado agrícolaA proposta de Bruxelas com vista a ajudar os países mais afectados pela crise alimentar foi ouvida na passada segunda-feira, dia 26, com algumas reticências pelos vários ministros europeus da Agricultura presentes no encontro.

A proposta foi lançada pela comissária europeia da Agricultura, Mariann Fisher Boel. O objectivo é utilizar os fundo excedentes da PAC (Política Agrícola Comum) para financiar comprar sementes e estrume por parte dos países mais necessitados, de forma a ajudá-los a estabelecer sistemas de microcrédito.

Perante a iniciativa proposta, o ministro esloveno da Agricultura Iztok Jark, país que detém actualmente a Presidência da União Europeia, afirmou estar de acordo com a ideia de ajudar os países em desenvolvimento a criar uma capacidade de produção agrícola, no entanto, acredita que a melhor maneira de proceder não está em utilizar o dinheiro dos gastos agrícolas europeus.

O ministro austríaco, também se expressou, acrescentando que “não podemos alimentar o planeta com a PAC”, a sua homóloga holandesa, Gerda Verburg, pela sua parte, considera que se trata de uma ideia agradável, no entanto, pouco provável de funcionar a longo prazo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *