Distribuição

SPAR agita pequeno comércio

Por a 30 de Maio de 2008 as 10:30

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Quer investir num supermercado ou reinventar a sua loja com base em casos de sucesso a nível internacional? A SPAR, cadeia de supermercados de origem holandesa, explica preto no branco como pode fazê-lo.

Com provas dadas nos palcos internacionais, mais de 13 mil lojas espalhadas por 34 países, a SPAR regressou a Portugal 33 anos após desistir do negócio no País e instalou duas lojas no Algarve. O período conturbado que se seguiu à Revolução dos Cravos (1974) levou a cadeia de supermercados holandesa a abandonar actividade no mercado nacional. 2007 marcou a reentré da insígnia mas só este ano o plano de expansão começou a avançar a passos largos. Depois da aposta no Sul do País, que não é certamente alheia ao forte potencial turístico da região, estão em construção e remodelação várias lojas espalhadas pela Grande Lisboa. O Norte do País é o próximo destino da empresa. A meta é alcançar um parque de 30 estabelecimentos comerciais até ao final de 2009.

A SPAR conheceu a luz do dia em 1932 anos pelas mãos de Adriaan van Well. O objectivo do holandês era integrar retalhistas independentes (de pequena dimensão) e grossistas numa estrutura única, “como resposta à emergência das cadeias de distribuição na Europa”, explicou ao Hipersuper Luís da Bernarda, administrador da SPAR Portugal.

A par e passo, o grupo foi desafiando novos mercados e actualmente marca presença em quatro continentes. Volvidos 74 anos, a missão permanece a mesma: fazer face às grandes cadeias retalhistas. A SPAR assume-se a maior cadeia de supermercados a nível mundial, com um volume de negócios superior a 27 mil milhões de euros (2006).

Por quê o regresso a Portugal 33 anos depois? “Queremos dar oportunidade aos retalhistas independentes de integrarem a moderna distribuição através de uma marca com ‘know-how’ internacional para poderem ser mais competitivos e ganharem dimensão. É preciso reinventar layouts, ambientes e modelos de lojas e desenvolver novas formas de apresentação. Se o retalhista fizer isto sozinho ficará longe do que se faz hoje de melhor no Mundo”.

Foco: proximidade
Empresários com negócios no ramo comercial ou com ambições nesta área, mesmo sem experiência, podem aderir ao projecto. Os responsáveis da SPAR optaram por iniciar actividade no País através da abertura de lojas com 350 metros quadrados, com posicionamento focado na proximidade, mas a cadeia desenvolve mais quatro formatos comerciais (ver caixa).

As lojas privilegiam o sortido fresco regional mas uma das mais-valias da retalhista é a gama de marca própria e primeiros preços desenvolvida na Europa. Há cerca de 1900 referências e estima-se que representem entre 20 a 30% das vendas de cada loja. Os lojistas beneficiam de condições especiais de compra através da Euromadi, “a maior central de compras ibérica que representa mais de 18 mil pontos de venda e dez mil milhões de euros em facturação”.

A gestão das unidades comerciais está muito próxima do regime de franchising. O direito de utilização da marca pertence à recém-constituída PortSpar, cujo principal accionista é a Novo Retalho (80%), detentora de outros conceitos comerciais no País, dos quais são exemplo o Celeiro da Memória, a Clínica dos Ossos, a Veigas Imobiliária, entre outros.

Os contratos tem periodicidade, regra geral, de cinco anos. A SPAR é responsável não só pela elaboração do projecto mas também por apoiar continuamente o empresário na definição do sortido, coordenação comercial e na gestão da marca própria e dos preços.
Quanto ao investimento, é difícil avançar, refere Luís da Bernarda, pois depende se se trata da construção de uma loja de raiz ou remodelação de um espaço já existente. “Depende ainda da área de influência do ponto de venda e da sua localização”.

A remodelação de uma loja “não demora mais de três semanas” e a abertura depende dos trâmites tradicionais do licenciamento que, neste caso, são independentes do Ministério da Economia, por se tratarem de lojas de pequena dimensão.

SPAR em números

  • 13.686 lojas
  • 4 continentes
  • 34 países
  • 8 milhões de clientes por dia
  • 27 mil milhões de euros – volume de negócios em 2006
  • 250 mil colaboradores
  • 5,6 milhões m2 de área de venda em 2006

Formatos comerciais

  • SPAR EXPRESS (100 aos 200 m2) – conveniência
  • SPAR (200 aos 1000 m2) – proximidade
  • EUROSPAR (1000 aos 3000 m2) – compras de família
  • INTERSPAR (mais de 3000 m2) – escolha/valor

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