FMCG Marcas

Nirce Xavier, Directora de Marketing da Guloso

Por a 30 de Maio de 2008 as 10:30

guloso

“A marca própria é o maior concorrente da Guloso”

Refogado de tomate, fácil e rápido de cozinhar, é a mais recente inovação da Guloso. A acompanhar vem uma nova imagem do produto que pretende ser moderna e inovadora. Tradição, qualidade, frescura e naturalidade são alguns dos valores, que a Guloso pretende transmitir nas suas embalagens. Fidelizar clientes e angariar novos consumidores é o objectivo.

Nova imagem, novos produtos. Cada produto Guloso vai ter uma imagem de fundo diferente para que sejam facilmente identificados. Todos os produtos são feitos exclusivamente com tomate fresco. Sem corantes nem conservantes, o produto contém, ainda Licopeno, um antioxidante natural do tomate que ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do organismo. O mercado está diferente: “Produtos pouco diferenciados conduzem a um aumento das marcas próprias, que são o maior concorrente da Guloso”, sublinha Nirce Xavier, em entrevista ao Jornal Hipersuper.

Hipersuper (H.): A Guloso renovou recentemente a sua imagem. A que se deveu esta renovação e no que consiste a nova imagem?
Nirce Xavier (N.X.):
A renovação da imagem da Guloso vem no seguimento de uma nova estratégia para a marca. Sentimos necessidade de desenvolver uma nova imagem de marca, visível através de uma nova identidade, embalagens com um novo visual e também através de uma comunicação diferenciadora. O objectivo é tornar a marca mais jovem, mais moderna, mais inovadora.

H: Quais as maiores diferenças entra as duas imagens (antiga e nova)?
N.X.:
A nova imagem patente nas embalagens pretende combinar valores como o ‘know-how’, experiência, qualidade com valores de modernidade, frescura e naturalidade.

O novo logótipo reforça o facto de a Guloso ser especialista em tomate, potenciado pelo símbolo, que pretende ser um tomate e, simultaneamente, um símbolo de confiança, qualidade, tradição e modernidade. A cor de fundo deixa de ser amarelo e passa a ser o vermelho, que é a cor do tomate, uma cor mais apelativa, mais ‘gulosa’.

Produtos “convinience”
H: Que vantagens traz esta nova imagem? Incluem informação adicional para o consumidor (tipo nutricional)?
N.X.:
Os novos rótulos têm como eixo principal a identificação da marca e a imagem e denominação do produto. Incluem informação nutricional e foi dado um especial destaque, em forma de selo, ao facto dos produtos Guloso não terem corantes nem conservantes e conterem naturalmente Licopeno, um antioxidante natural do tomate que ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do organismo. Para reforçar estes valores de naturalidade e frescura, é também referido que utilizamos apenas tomate fresco na elaboração dos nossos produtos.

H: A nova imagem foi apresentada através do Refogado de Tomate Guloso. Porque razão escolheram este produto?
N.X.:
Os Refogados de Tomate Guloso, na variedade simples (azeite e cebola) e com alho, foram lançados no último trimestre do ano passado.

Este novo produto, pronto a usar, assume-se como uma alternativa rápida e simples para se obter um refogado de tomate caseiro, sem perda de tempo com as tradicionais tarefas de cortar, descascar e picar.

Este lançamento vai de encontro aos objectivos definidos para a marca, um produto “convenience”, com uma imagem mais moderna e uma comunicação de publicidade inovadora e irreverente.

H: Que vantagens traz esta nova imagem relativamente à concorrência?
N.X.:
A marca Guloso é especialista em produtos de tomate e acreditamos que esta nova imagem transmite melhor esse posicionamento. Cria um maior impacto na prateleira e o consumidor identifica mais facilmente de que tipo de produto se trata. Cada categoria de produto, como polpas, refogados, tomate pelado, tomate em pedaços, concentrado de tomate, ketchup e molhos de cozinha, vai ter uma imagem de fundo diferente que ilustra o produto a que se refere.

Factor preço
H: Onde é que a Guloso vai estar com esta nova imagem e como?
N.X.:
A nova imagem visual abrange todos os produtos da marca Guloso. Será introduzida no mercado, retalho e tradicional, de forma faseada.

H: Como caracteriza o mercado onde a Guloso desenvolve a sua actividade?
N.X.:
É um mercado ‘commodity’, onde o factor preço assume cada vez maior importância, os produtos são pouco diferenciados e, por isso, se tem verificado um incremento acentuado das marcas próprias. Estas são sem dúvida, o maior concorrente da marca Guloso.

H: A recente crise alimentar tem trazido um aumento de preços constantes. No sector onde a Guloso desenvolve a sua actividade isto também é uma realidade?
N.X.:
Sim, também na indústria do tomate se tem verificado aumentos de preços significativos, com impacto no custo do produto.

H: Qual o objectivo de vendas da Guloso com a introdução desta nova imagem?
N.X.:
A Guloso pretende continuar a crescer, principalmente via inovação e recrutamento de novos consumidores. Face à forte presença das marcas próprias, o objectivo é aumentar o valor da marca de modo a que o consumidor percepcione ‘value for the money’. Pretendemos trazer novidades constantes à marca e continuar a desenvolver produtos de valor acrescentado para o consumidor.

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