Veículos

Compra, leasing ou renting?

Por a 30 de Maio de 2008 as 10:30

gama-tg-a.jpg

Quem pretende constituir uma frota, confronta-se, desde logo, com um dilema: optar por compra, leasing ou renting? Certo é que o departamento de frotas na maioria das empresas pertence ao passado.

De acordo com os mais diversos especialistas, a seguir aos encargos salariais, as frotas automóveis são o item que mais custos acarreta para qualquer empresa. Assim, a partir de quantas viaturas é vantajoso recorrer aos serviços de uma empresas especializada em gestão de frotas? Na opinião de Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da Associação dos Industrias de Aluguer de Automóveis Sem Condutor (ARAC), “a partir de uma veículo” torna-se sempre vantajoso recorrer a estes serviços.

A opção certa leva a que as empresas consigam eliminar os riscos operacionais e as preocupações com a desvalorização das viaturas da sua frota, bem como reduzir os custos administrativos, libertando aos clientes uma concentração mais eficaz no seu core-business. Vantagens financeiras também existem, possibilitando a quem recorra a uma empresa especializada em gestão de frotas, transferir para esta a negociação junto dos fornecedores, ou seja, marcas automóveis, permitindo, assim, um controlo mais eficaz das intervenções e das facturas da oficina, bem como descontos em peças e mão-de-obra.

De acordo com Joaquim Robalo de Almeida, actualmente e cerca de 30 anos após a chegada do primeiro veículo em regime de AOV/Renting, “a visão destas empresas de aluguer de automóveis sem condutor continua cada vez mais actual”, salientando que a fidelização dos profissionais ao Aluguer Operacional de Viaturas é “cada vez maior, oferecendo inúmeras vantagens e respondendo de forma profissional ao perfil dos mais diversos tipos de clientes”.

Para muitos, o Aluguer Operacional de Viaturas (AOV) é apontado como a melhor opção no momento de constituir uma frota para a empresa, destacando-se entre as inúmeras vantagens, a transformação de custos variáveis (seguros, oficina, manutenção, entre outros) em custos fixos. No mercado nacional, muitas têm sido as PME´s e mesmo profissionais liberais que recorrem a esta opção, ganhando cada vez mais terreno aos tradicionais ALD, Leasing ou Crédito.

Certo é que qualquer que seja a empresa que recorra a uma gestora de frota terá de ter sempre presente que, financeiramente, a aquisição de uma viatura é sempre um maus investimento, apresentando-se como constante fonte de desvalorização.


AOV – Aluguer Operacional de Viaturas

Ao contrário do que é habitualmente aceite, o AOV não é um produto financeiro, já que os veículos nunca são propriedade do cliente final.

O Aluguer Operacional pode ser definido como um contrato temporário de aluguer e prestação de serviços, estendendo-se por regra, em períodos de tempo que oscilam entre os doze e os cinquenta e quatro meses. A maior vantagem é a garantia de que o cliente não tem problemas com o valor residual do carro quando este termina a sua vida útil.

Através de uma renda fixa mensal, e para além do aluguer das viaturas, o cliente usufrui de toda uma panóplia de serviços dos quais se destacam: Negociação nas condições de compra, Financiamento da aquisição; Aquisição e disponibilização; Consultoria e gestão (como, por exemplo, definição da política de gestão da frota de veículos); Impostos Municipais; Manutenção e Pneus; Seguros e Gestão de Sinistros.

Durante a vigência do contrato as locadoras acompanham toda a gestão da frota, desde a manutenção às revisões, passando pelo seguro do veículo. O locatário só terá que pagar as rendas relativas ao aluguer da viatura que utiliza.

Neste tipo de contratos, todo o risco inerente ao bem dado em locação corre por conta da locadora, que poderá, no entanto, transferir esse risco para uma seguradora através de um contrato celebrado especialmente para o efeito.

No final do contrato, o cliente devolve o veículo à empresa de AOV e recebe em troca um automóvel novo.

Transferência de serviços (e preocupações) das empresas clientes para as empresas de AOV:

  1. Negociação com as concessões de automóveis com vista à obtenção dos melhores preços de aquisição dos veículos;
  2. Aquisição dos veículos;
  3. Recebimento e vistoria das condições dos veículos;
  4. Pagamento dos veículos às empresas vendedoras dos mesmos;
  5. Identificação das infracções cometidas com o veículo sempre que não exista intercepção do condutor/infractor;
  6. Entrega dos veículos no local convencionado com o cliente;
  7. Fornecimento de seguros para as viaturas;
  8. Gestão dos sinistros ocorridos com as viaturas;
  9. Gestão de ocorrências com as viaturas;
  10. Serviços de reboque dos veículos avariados ou sinistrados;
  11. Controle da manutenção da viatura;
  12. Fornecimento de viatura de substituição em caso de avaria, acidente, ou realização de intervenções de manutenção;
  13. Preparação dos veículos para venda em leilões, ou no mercado de ocasião;
  14. Negociação e venda dos veículos no termo dos contratos de aluguer;
  15. Gestão rigorosa das despesas do veículo durante a vigência do contrato (online nalgumas empresas de AOV);
  16. Gestão informatizada de toda a frota.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *