Distribuição

Consumidores procuram marcas próprias e lojas discount

Por a 27 de Maio de 2008 as 2:00

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Os consumidores portugueses estão a ser levados, face às conjunturas actuais, a procurar alternativas cada vez mais económicas. O segmento das lojas discount, (Lidl, Minipreço ou Netto), assim como as marcas próprias das grandes superfícies estão a ser os maiores beneficiários desta demanda de preços baixos.

Os hiper e supermercados continuam a ser os formatos de loja mais procurados pelos portugueses, no entanto, foram os discounts que registaram um maior crescimento, tanto a nível de quota de compras, como no gasto médio dos lares em valor, segundo a análise realizada pela AC Nielsen.

No mesmo sentido está a crescer a procura das marcas próprias com uma taxa superior à do mercado. De acordo com a Nielsen, a quota de compras destes produtos aumentou de 23,7% para 27,5% no último ano continuando a ganhar terreno ao longo deste ano. De referir que os produtos de marca branca que mais têm crescido são exactamente aqueles que têm reflectido uma maior subida de preços, como é o caso do arroz, das massas alimentícias e do leite.

Um estudo da TNS Worldpanel vem igualmente comprovar a situação vivida, demonstrando que os gastos das famílias portuguesas, no primeiro trimestre de 2008, aumentaram 6,2% face ao mesmo período do ano passado. De 353,7 euros nos primeiros três meses do 2007, passaram a gastar 375,7 euros no início deste ano. A maior variação foi sentida precisamente nas massas alimentícias, (mais 34,4 euros), no arroz (19,4) e no leite UHT (16,9).

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