Distribuição

Os ganhos da descida do IVA

Por a 26 de Maio de 2008 as 2:00

dinheiro

O Governo anunciou em Abril a descida do IVA a partir de 1 de Junho de 2008. A gestora de patrimónios Personal Value procurou estruturar uma análise em que se simula o efeito desta medida sobre os dois grandes players da distribuição alimentar em Portugal: a Sonae Distribuição e a Jerónimo Martins.

A simulação partiu do efeito sobre a margem EBITDA de ambas as empresas do ponto de vista da absorção deste efeito em termos de margem e assumindo que este efeito se desvanece até 2010 (ao fim de três anos), o impacto no Economic Value (Valor das Empresas) numa lógica de continuidade e assumindo o desconto ao custo de capital de cada uma das empresas implica um ganho de cerca de 102 milhões de euros na Sonae Distribuição e de 54 milhões na Jerónimo Martins.

“Parece-nos óbvio que uma medida deste tipo, fruto do efeito que pode ter sobre os agentes empresariais, facilmente vai ser um factor de incremento de margem em detrimento de ter um efeito sobre os preços finais suportados pela generalidade dos consumidores”, antevê Ricardo Valente, CEO da Personal Value.

Recorde-se que, no caso da Jerónimo Martins, este efeito, em termos de margem, é de menor dimensão uma vez que apenas 54% das suas vendas são realizadas em em território nacional.

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