FMCG Marcas

Produção leiteira espanhola inferior à quota da UE

Por a 14 de Maio de 2008 as 2:00

leite

Pelo segundo ano consecutivo, o sector de leite de vaca espanhol não alcançou na última campanha a quota de produção assinalada pela UE. Segundo os dados provisórios da Administração, as entregas de leite ajustadas em matéria gorda aumentaram 5,9 milhões de toneladas no passado dia 1 de Abril, o que pressupõe uma produção inferior à quota estabelecida em 100 mil toneladas.

O número de criadores na última campanha foi de 26 mil, face aos 140 mil das últimas décadas. Como consequência, as explorações neste período diminuíram mais de 81%.

Espanha dispunha, na campanha passada, de uma quota de produção de 6 mil milhões de toneladas para entrega a indústrias e mais 64 mil toneladas para eventuais vendas directas.

Por outro lado, os criadores aumentaram nos últimos meses a produção, causa da subida de preços originada pela falta de stock de leite em todo o mundo. A produção aumentou de 480 mil toneladas para 526 mil no passado mês de Março. Contudo, a quota não foi ultrapassada não havendo, por isso, qualquer penalização.

Para a actual campanha, iniciada a um de Abril, Espanha aumentará a sua quota com mais 123 mil toneladas, referentes ao aumento de 2% aplicado pela União Europeia.

A administração agrária espanhola deverá dar início nos próximos meses, não só à atribuição do aumento de 2% das quotas, como a mais 200 mil que estão na reserva natural. O recente Ministério do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho não tem ainda assente qual o sistema para a divisão dessas 323 mil toneladas.

A posição maioritária da administração é que esse volume de leite com quota seja entregue aos criadores de modo gratuito, não em propriedade, mas sim como um direito de produção. Os principais beneficiários dessas atribuições serão, em princípio, criadores jovens, com explorações prioritários, ou de localização desfavorável.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *