FMCG Marcas

Panrico adquire negócio da Artiach à Kraft Foods

Por a 23 de Abril de 2008 as 2:00

filipinos1.jpg

A Panrico adquiriu o negócio de bolachas da Artiach à Kraft Foods. A multinacional norte-americana viu-se obrigada a desinvestir nas marcas de bolachas Chinquilín, Filipinos, Artinata, Digesta e Princesa, depois de comprar por 5,3 mil milhões de euros a categoria de bolachas à Danone.

Entre os remédios impostos pela entidade reguladora da Comissão Europeia, destaca-se ainda a venda de uma unidade de produção espanhola. Por isso, a fábrica da Kraft Foods em Orozko, Viscaya, também faz parte do negócio.

As marcas de bolachas alcançaram no ano passado um volume de negócios de 70 milhões de euros e 12% de quota de mercado. «Com esta operação demos um passo decisivo no cumprimento do nosso objectivo estratégico de crescimento através de aquisições», sublinhou Joan Cordunella, conselheiro-delegado da proprietária da emblemática marca Donuts. Isto porque em 2006 a Panrico anunciou que a estratégia de crescimento do grupo passava pela aquisição de empresas do sector alimentar na Península Ibérica antes de entrar na bolsa em 2010, por vender os activos na Grécia e China, e ainda pelo abandono da actividade exportadora.

A empresa detém 11 fábricas espalhadas pela Península Ibérica e a rede comercial conta com mais de 3.800 colaboradores. Em 2005, a Panrico foi adquirida pela capital de risco britânica Apax Partners.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *