FMCG Marcas

Sector leiteiro açoreano cria grupo de trabalho

Por a 16 de Abril de 2008 as 2:00

leiteOs representantes dos produtores de leite de São Miguel e da indústria de lacticínios resolveram dar existência a um grupo de trabalho técnico para estabelecer os preços a pagar pelas fábricas aos lavradores da Ilha. A decisão foi tomada entre os produtores industriais e o secretário regional da Agricultura, após algumas empresas terem anunciado a manutenção da sazonalidade na campanha de Verão, o que implica a redução do valor a pagar à produção.

O que se fez foi «criar uma comissão técnica para fazer o acompanhamento do mercado e para contribuir para a definição dos preços do leite a pagar aos produtores», explicou o secretário regional da agricultura, Noé Rodrigues.

De acordo com o secretário, este grupo de trabalho terá representantes técnicos, em semelhança da indústria de lacticínios e da produção. Já ao Governo Regional cabe acompanhar o trabalho da comissão que deverá começar a trabalhar já no final do mês.

Para o secretário-geral da ANIL, Pedro Pimentel, este grupo de trabalho técnico vai autorizar que seja «o próprio mercado que vai encarregar-se das variações futuras dos preços» a pagar aos produtores de leite.

O responsável da Associação admitiu ainda que existe um fosso entre os preços praticados no Continente e nos Açores e explicou que com uma «especulação muito grande em termos de aquisição da matéria-prima».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *